Dentre os que irão presentear, 23,98% gastarão entre R$ 50 e R$ 150,00. Vestuário e calçados lideram a preferência
A pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor para o Natal, realizada pelo Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento do Estado de Alagoas (IFEPD), aponta que 69% dos maceioenses irão presentear no próximo dia 25. O percentual, próximo do registrado em 2012 (68%), sinaliza que as vendas serão aquecidas.
De acordo com o levantamento, os produtos que os consumidores pretendem comprar são: vestuário (50,56%); calçados (25,84%); perfumaria e cosméticos (25,47%); celular/smartphone (16,48%); eletroeletrônicos/informática (13,18%); brinquedos (12,73%); cinto/bolsa (11,61%); óculos/relógios (10,11%); livros (6,37%); entre outros itens. Os presenteados serão familiares (64,04%) e amigos (16,10%), mas há também aqueles que irão se autopresentear (13,86%).
Em relação à forma de pagamento, o cartão de crédito ganha destaque, respondendo por 56,18% da preferência dos entrevistados. Deste percentual, 23,60% refere-se ao parcelamento; 18,35% ao crédito rotativo e 14,23% no débito. O pagamento à vista em dinheiro será a opção de 28,84%. Já o cheque pré-datado responde por 8,61% da preferência e, o carnê, por 5,62%.
Quanto aos valores que pretendem dispor, 22,10% afirmaram gastar acima de R$ 400,00; 17,23% entre R$ 251,00 e R$ 300,00; 15,36% gastarão entre R$ 301,00 a R$ 400,00. Somados, os percentuais dos valores compreendidos entre R$ 50,00 e R$ 150,00 respondem por 23,98% dos entrevistados.
Neste período do ano, as lojas dos shoppings (44,94%) e do Centro da Cidade (25,47%) serão os locais mais procurados pelos consumidores, que também devem realizar suas compras em galerias comerciais (11,99%) e supermercados (7,12%). E, embora o comércio online demonstre ganhar cada vez mais espaço no mercado brasileiro, a pesquisa apontou que houve redução desta opção como local de compras natalinas: enquanto no ano passado 5,2% dos entrevistados disseram comprar via essa modalidade, neste ano de 2013 o índice foi menor, registrando apenas 3% da preferência.
No tocante ao principal motivo que define a escolha da loja, o preço continua sendo destaque (25,09%), seguido das promoções (20,97%), variedade (16,85%), atendimento da loja (8,24%), a oferta de estacionamento (6,74%) e qualidade dos produtos (4,87%). E 12,36% dos consumidores saem de casa sabendo o que comprar.
A pesquisa aponta ainda que 50,94% dos entrevistados não têm dia certo para fazer suas compras, mas entre os que definem o dia de compras, a preferência fica com sábado (23,22%) e o domingo (9,36%).
Décimo
Em relação ao 13º salário, 50% dos entrevistados afirmaram que irão receber o adicional. E dentre os que terão o dinheiro extra no bolso, 31,94% o utilizarão para fazer as compras de Natal; 16,18% a menos que no ano passado, quando este indicador registrou o percentual de 48,12%. O pagamento de contas em atraso será o destino para 13,61% e, para 10,99%, a escolha será poupar a renda. Mas há quem usará o dinheiro para custear viagens de férias (7,85%) e quem guardará para quitar compromissos em janeiro (7,33%).
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