por José Malta Neto 19/01/2013 - 00h 00min José Malta Neto
Governador Teotônio Vilela acompanha um cidadão tirando água da cacimba
Cumprindo um agendamento de visitas a cidades atingidas pela estiagem o Governador Teotônio Vilela Filho, acompanhado pelo vice-governador José Tomas Nonô, deputado estadual Inácio Loyola, secretários de estado da Agricultura José Marinho, Álvaro Menezes (presidente da CASAL) e Inês Pacheco (presidente da EMATER-AL) visitou o Povoado Tapuio, município de Poço das Trincheiras na tarde desta sexta-feira (18).
O governador foi recepcionado pelo prefeito Gildo Rodrigues no Povoado Tapuio. Inicialmente o governador e sua comitiva foram até as obras de limpeza da barragem e puderam ver de perto a grandiosidade da obra.
Prefeito Gildo Rodrigues mostra ao vice-governador a cacimba aberta durante a limpeza da barragem.
Teotônio Vilela pode perceber os efeitos da estiagem no sertão alagoano, pois no processo de limpeza da barragem as retroescavadeiras descobriram cacimbas que estão servido de alento para muitos carreiros em busca de água. A movimentação é intensa e quase que ininterrupta. Tanto o governador como o vice-governador puderam acompanhar um carreiro apanhando o líquido precioso.
Na sequencia a comitiva, acompanhada pelo prefeito Gildo Rodrigues foi ver de perto outras cacimbas que estão suprindo os sertanejos.
Finalizando a visita o governador foi até o Posto de Saúde do Povoado Tapuio, obra que contou também com recursos estaduais e que foi inaugurada em setembro de 2012. No posto de Saúde o governador conversou com a comunidade.
O prefeito Gildo Rodrigues solicitou uma fala das autoridades e usou da palavra para agradecer ao governador pela visita ao seu município num momento tão importante e difícil por que passa os sertanejos com a seca. Lembrou que foi no Tapuio que o governador na época senador fez sua barba, num momento de descontração.
O gestor municipal aproveitou o momento para fazer dois pedidos ao governador: o primeiro a viabilização pára a perfuração de mais poços artesianos na região e o segundo a possibilidade de trazer água do São Francisco para o povoado. ?Senhor Governador a encanação da CASAL passa a pouco mais de 6 quilômetros do povoado Tapuio, então desejamos contribuir para a realização do sonho dessa comunidade que é ter água potável. Colocaremos tudo o que for possível da prefeitura: máquinas para as escavações, pessoal e o que tiver ao nosso alcance ? finalizou Gildo Rodrigues.
O Governador Teotônio Vilela disse inicialmente veio a Poço das Trincheiras numa viagem de trabalho, com o objetivo de buscar soluções para minimizar os efeitos da estiagem., por isso estar acompanhado dos secretários e presidentes de órgãos ligados ao problema. ?Nasci nas terras molhadas da minha Viçosa, mas desde cedo aprendia a amaro o sertão e o seu povo, por isso digo que vocês não estão sós, vamos unir forças para minimizar os efeitos dessa seca.
Quanto aos pedidos do prefeito Gildo o governador disse que os atenderá e já autorizou de imediato ao presidente da CASAL e os secretários presentes para que façam um levantamento que adequem ao orçamento do estado para que a água do São Francisco jorre no povoado Tapuio. Confira parte do pronunciamento do governador
Registramos as presenças de Miguel Antonio Oliveira (Gerente Regional da SEAGRI), dos vereadores de Poço das Trincheiras Erivan, Joélio, Josa e Dede, secretários municipais Plínio (Obras), Antonio Neto (Administração), Marili (Finanças) e convidados.
Comentários