Pneumologista orienta como prevenir a gripe

Saúde

por Theodomiro Jr. - ASCOM - Santa Casa de Maceió

Pneumologista Fátima Alécio

O Ministério da Saúde alertou esta semana os brasileiros em viagem aos Estados Unidos para que tomem alguns cuidados básicos devido à epidemia de gripe que assola o país. Nova York, uma das cidades mais procuradas por brasileiros, declarou estado de emergência e já contabiliza pelo menos 20 mil contaminados.

Segundo a pneumologista da Santa Casa de Maceió, Fátima Alécio, as orientações para prevenir a doença são válidas tanto para quem estiver com passagem marcada para os Estados Unidos como para a própria população brasileira, que sofre com uma silenciosa epidemia virótica em pleno verão.

Devem ser adotadas medidas básicas como lavagem das mãos, uso de álcool em gel, evitar contato com pessoas doentes e locais de grande aglomeração, onde aumentam as chances de contágio. Se apresentar os sintomas da gripe (tosse, dores pelo corpo, febre, coriza, espirros e prostração), a pessoa deve seguir todas orientações acima e ingerir muito líquido. Se estiver com febre, pode-se tomar um antitérmico. Persistindo os sintomas, deve-se procurar imediatamente um médico. Nesses casos é importante proteger a tosse e o espirro com lenço descartável.

Virose de verão

A Escola Paulista de Medicina levanta a hipótese de que a virose de verão é provocada pelo calor excessivo e pela concentração de partículas poluentes no ar. Aliado à aglomeração de pessoas tem-se a receita para a difusão da doença. "Uma alternativa para escapar da gripe é ser vacinado na campanha promovida pelo governo federal em junho ou julho ou vacinar-se em clínicas privadas", orientou Fátima Alécio.

Comentários