Queremos nesse oito de março, homenagear todas as mulheres, do mundo. Do Brasil, de Alagoas e de nossa querida Santana do Ipanema. Mulheres trabalhadoras. Que matam um leão por dia pra sobreviver, pra defender os seus ideais. Pra manter sua prole.
Convencionou-se atribuir esse dia, como dia internacional de vocês mulheres. Pra enfatizar o dia 08 de março de 1857. Naquele dia fatídico em que, 130 mulheres deram suas vidas em nome de um ideal. Pra que nunca esqueçamos, de que uma mulher, uma vez determinada em busca de um ideal irá lutar até o fim.
Mulheres que com suas presenças, dignificam, perfumam e embelezam a história da humanidade. Com seus exemplos de vida e de determinismo. Sendo feminina, sem precisarem ser extremadas feministas.
Afora, há comprovações científicas de que a mulher, diferente do homem, é capaz de realizar diversas atividades ao mesmo tempo, sem perderem a concentração de nenhuma. Consideremos ainda que as fazem-nas, possuindo menos neurônios que os indivíduos do sexo masculino. Mas de que servem neurônios a mais, diante da capacidade de amar, de doar-se. Diante do sublime e belo dom da maternidade.
Convenhamos nós homens, que a vida não teria graça nenhuma sem as mulheres. Essa frase, pode até soar, com certa carga de preconceito machista. Mas nossa intenção primeira é a de enaltecê-las, e de elevá-las ao mais alto posto que uma criatura humana possa almejar: O coração do próximo. Para representar todas elas, há uma mulher presente em nós e que fazem parte de nossa vida desde quando nascemos, nossas mães.
Pra homenagear todas as mulheres, vamos citar três Marias:
Maria da Penha, a brasileira, que enfrentou a tudo e a todos pra que prevalecesse à justiça. E desde então, há até Lei com seu nome. Maria, da música de Milton Nascimento, cujo nome, é meramente simbólico. Na verdade, Maria na música, refere-se a todas mulheres, que são batalhadoras e que vão à luta pra viverem com dignidade. E Maria de Nazaré. Foi através de uma mulher, Maria, que Deus quis vir habitar entre nós, suas criaturas.
A todas as Mulheres, desejamos nesta data, toda felicidade do mundo!
P.S. Até o final do mês de março só postaremos crônicas sobre mulheres. As sextas-feiras uma dessas, será lida no progrma "Microfone Aberto" Rádio Correio do Sertão do âncora Rânio Costa.
*Fabio Campos 08/03/2010 *É professor da rede Municipal e Estadual de Educação em Santana do Ipanema – AL Contato: fabiosoacam@yahoo.com
Comentários