Quando recebi a proposta para ser colunista neste espaço virtual, logo pensei em falar de cultura. Mas esse assunto é tão vasto que não saberia por onde começar. Quando estudante de Jornalismo tive uma disciplina de Jornalismo Cultural. Passamos aproximadamente um mês para definir o que é cultura. Seria pretensão minha definir esse tema em um artigo.
Mas, pensando em um conceito cheguei a conclusão que cultura no sentido antropológico são costumes que dão vida a um povo. Sendo assim cultura está ligada a uma determinada realidade. Quem mora no nordeste do país tem um tipo de cultura que se diferencia da de quem mora no sul, por exemplo.
Nota-se que essas diferenças são extremamente enriquecedoras para um país. É por isso que o Brasil é um país rico culturalmente. Na música temos os mais diversos ritmos. O nordestino tem a jinga no corpo e não dispensa o forró, o axé e recentemente criaram o arrocha. No sul a bandinha, o vanerão e o pop rock são ritmos que fazem parte do gosto cultural da região.
A pós-modernidade rompeu com o conceito de regionalização. Se antes da década de 90 sabia-se determinar o que era “puramente” do sul ou do nordeste, hoje é difícil definir. A música gauchesca é tocada tanto nas rádios do sul, quando nas do nordeste, assim como o forró já não é mais um ritmo exclusivamente nordestino.
Recentemente ocorreu um evento chamado Planeta Atlântida no Rio Grande do Sul. O evento reuniu cerca de 60 mil pessoas. Historicamente, quem subia para se apresentar eram as bandas de reggae e pop rock, ritmo musical admirado pela juventude gaúcha. Este ano a novidade foi à musa do axé, Ivete Sangalo, com um ritmo totalmente nordestino. Ivete foi uma das atrações mais esperadas do evento. É a cultura sem fronteiras.
Percebe-se que a cultura perpassa os campos sócio-econômico-político. A cultura pode nascer em uma determinada região, mas com a globalização ela deixa de ser regional e passa a ser até mundial. Isso graças ao desenvolvimento tecnológico. No caso da música não há mais barreiras para se ouvir um determinado estilo. O surgimento da Internet possibilita ouvir músicas de qualquer região ou país. É por isso que a musa do axé foi umas das atrações mais esperadas do Planeta Atlântida.
Comentários