VANDALISMO?

Antonio Machado

Antonio Machado

Dois jornais noticiaram que o marco construído pela prefeitura, resgatando a origem da cidade de Olho d’ Água das Flores, numa ideia louvável do prefeito Dr. Carlos André Paes Barreto dos Anjos, prefeito Nen, teria sido vilipendiada por vândalos, e ainda acrescenta a nota, que a atitude nefasta fora praticada por um grupo de pessoas lideradas por um (a) professor (a).
A origem do município consta de um pequeno lago feito de cimento simbolizando a cacimba de Santo Antônio e uma árvore de aproximadamente cinco metros de altura em armação metálica, que simboliza o pau d‘Arco, cheio de flores amarelas, o que historicamente não corresponde a realidade, haja vista, as flores originais serem roxas em vista da predominância na época da planta e não amarelas. O pau d’Arco amarelo proliferou-se na região, quando o IBAMA., começou a distribuir essas árvores para as prefeituras nos idos de 1.960. Mas tudo vale à pena, se a alma não é pequena, como dizia o poeta Fernando Pessoa. Por isto parabenizo ao Prefeito Nen, em resgatar os dois símbolos de nossas origens – A cacimba de Stº Antônio e o Pau d’Arco.
Diante da notícia fiquei estarrecido e triste ante o ato de vandalismo. Desloquei-me ao local, que fica na entrada da cidade, do lado sul, para averiguar os fatos, na segunda-feira, dia 13 do 12, verifiquei in loco tudo e não encontrei nada de vandalismo, as flores que estão na água da cacimba e são fixas apenas uma estava solta, as da árvore todas nos seus devidos lugares não correspondendo o que os jornais noticiaram, a menos, que a prefeitura já tivesse tomado as providências. Conversei com uma pessoa sobre o caso, e ela presenciou o fato, apenas me disse que o “vândalo” somente entrou na água, mas não praticou desordens.
E agora? Vandalismo? Não vi.

Comentários