SILVANO GABRIEL LANÇA LIVRO EM SANTANA DO IPANEMA
O ator, teólogo, autor e escritor cordelista Silvano Gabriel lançou na noite da última sexta (26), na Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema, seu primeiro romance intitulado O Escravo e a Sinhá. O lançamento da obra que traz o selo editorial do SWA Instituto reuniu autoridades, amigos e familiares do autor.Silvano, que já tem mais de 16 (dezesseis) cordéis publicados, entrega aos leitores um romance escrito há mais de 30 anos. No livro ilustrado pelo santanense Roninho Ribeiro, o autor descreve o forte amor entre um escravo e uma sinhá que após grandes obstáculos acabaram ficando unidos pelo matrimônio.
“O Escravo e a Sinhá” foi prefaciado pelo empresário e escritor Bartolomeu Barros, que esteve presente no lançamento e na mesa de honra, assim como o biólogo Danilo Rodrigues, associado da Alumiar – Companhia de Arte e Cultura, responsável pela orelha e apresentação da obra. “Quando eu lia novamente a história do livro eu via que o escravo representava uma pessoa e a sinhá representava um objetivo. Esse romance representa também, e conta em detalhes, a luta do Silvano”, destacou Danilo.
O teatro, paixão de Silvano Gabriel, também esteve representado na mesa de honra com a presença do ilustre ator Francisco de Assis, seu incentivador de longas datas. Francisco finalizou a fala declamando e dedicando a Silvano o poema do alagoano Jorge de Lima chamado “O Acendedor de Lampiões”.
A Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes, onde Silvano Gabriel ocupa a cadeira de nº 02, cujo patrono é Dr. Aderval Wanderley Tenório, foi representada no evento pelo jornalista e diretor do SWA Instituto José Malta Fontes Neto, que parabenizou e destacou a importância da persistência de Silvano para a realização desse que era um sonho desde a década de 80.
O prefeito Isnaldo Bulhões, ao lado da sua esposa Renilde Bulhões, também esteve presente na mesa de honra. “Venho aqui para compartilhar do seu sonho. Venho trazendo o abraço de todos os santanenses que amam a nossa terra e sabem do esforço, teimosia, dedicação, da humildade e das dificuldades que você passou para estar lançando o seu livro”, destacou.
“Esse livro é um menino que nasce hoje e está com 33 anos de idade, um menino que nasce da mente de um adolescente de 16 anos e que hoje é lançado graças a vocês todos por esse senhor de 49 anos”, enfatizou Silvano, iniciando o seu pronunciamento repleto de resistência e agradecimentos.
Antes mesmo do lançamento oficial a obra já estava nas mãos de 180 estudantes da rede pública de Santana do Ipanema através do projeto Valorizando Nossa Literatura, idealizado pelo SWA Instituto com o apoio de empresários santanenses. “Doamos os livros no último dia 04, no auditório da UNEAL, e os alunos terão até 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, para desenvolverem atividades em sala de aula”, destacou o diretor do Instituto.
O lançamento teve o total apoio dos associados da Companhia Teatral Alumiar, organização santanense que tem Silvano Gabriel como líder.
Os livros estão sendo comercializados na Casa O Ferrageiro ou direto com o autor através do número (82)99984-8019
Por Isis Malta – Graduanda de Comunicação Social - Jornalismo - UFAL
Comentários