Esta é uma crônica sobre nomes e sobrenomes. O trocadilho aqui foi inevitável. Inicialmente pensei em falar exclusivamente sobre o mês de janeiro. Aí pensei, não estaria sendo repetitivo? Afinal, desde que começou o ano, sempre o mesmo assunto. Lembro porém, que calendário é tão consultado, a cada início de ano. É natural que queiramos ver em que período vai ocorrer o carnaval. Feriados? Quantos teremos, e em que dias da semana cairão.
Os nomes dos meses, exploramos, em crônica anterior. Sabemos que são homenagens a deuses mitológicos e imperadores romanos. Mas, e se os homenageados fosse gente do povo? Como ficariam os nomes dos meses do ano? Januário, Ferdinando, Marcos, Albino, Mário, Junior, Júlio, Augusto, Severino, Otávio, Noberto, Desidério. Ora, Senhor cronista! Não seja assim tão machista. Nenhum nome feminino consta de sua lista?
Não seja por isso: Januária, Fernandina, Márcia, Alba, Malu, Joana, Julieta, Augusta, Setembrina, Otília, Noélia, Divina. Os nomes realmente muito dizem sobre nós. Tanto que Nosso Senhor Jesus Cristo quis mudar, os dos seus apóstolos. Um dia desses verifico o real significado disto.
Clique Aqui e leia a crônica completa
Colunistas: EM NOME DO PAI
LiteraturaPor Fábio Soares Campos 20/01/2025 - 17h 10min Acervo do autor
Comentários