Colunistas: ELES SÃO JOÃO!

Literatura

Por Fábio

No mês mais festivo do ano para o povo nordestino, arriscamos conjugar o verbo São Joanar, no presente do indicativo: Eu são joano, Tu são joanas, ele são Joana, nós são joanamos, vós são joanais, eles são joanam.
Já que entramos no clima. Considere a palavra clima aqui, apenas força de expressão. Porque o tempo meteorológico anda muito doido mesmo. Vamos ver o que realmente é, se vivenciar as festas juninas.

Comecemos pela Musicalidade: Luiz Gonzaga eternizou em suas músicas como seria uma noite de São João: “Noites Brasileiras de Zé Dantas e Luiz Gonzaga [1954] “Ai que saudade que eu sinto/ das noites de São João/ das noites tão brasileiras, nas fogueiras/ sob o luar do sertão.” E segue dizendo: “meninos brincando de roda/ velhos soltando balão.” Moços em volta a fogueira brincando com o coração.”. E olha que em 1954 ele já sentia saudade de uma autêntica noite de São João, imagine se ele visse como são as atuais festas juninas.

Outro dia vi na tevê, um repórter falando que esse ano o São João de Caruaru – Pernambuco, um dos centros de maior comemoração dos festejos juninos do nordeste, iria começar a partir do início de maio, até aí tudo bem. E foi mais além disse que ia ter grande variedade de estilo musicais inclusive rock, e outros, como funk e rap. O que será que o “rei do baião” diria se visse tal coisa?

Clique Aqui e veja a crônica completa

Comentários