Mãe e filha marcam a história da política de Santana do Ipanema

Política

Por ASCOM Santana do Ipanema

Nesse dia em que celebramos 149 anos de Emancipação Política, relembre a trajetória das mulheres, médicas e prefeitas Renilde e Christiane Bulhões

Em 1º de janeiro de 2005 tomou posse em Santana do Ipanema a primeira prefeita da sua história, a médica obstetra Renilde Silva Bulhões Barros, mostrando a força da mulher santanense. 15 anos mais tarde, Renilde viu a sua filha e também médica Christiane Bulhões percorrer o mesmo caminho, se tornando prefeita do município sertanejo. Hoje, mãe e filha trabalham lado a lado para transformar a vida dos santanenses.

O pioneirismo faz parte da história de Renilde Bulhões como médica, professora, empreendedora e política. Antes da sua administração, nenhum outro prefeito havia conquistado a reeleição em Santana do Ipanema. Enquanto gestora, participou ativamente dos movimentos municipalistas e atuou como diretora da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Em 2014, Renilde Bulhões disputou a eleição para o Senado Federal como suplente do Senador Fernando Collor de Melo, vencendo mais um pleito em sua trajetória. Em 2019 se tornou a 3º mulher a tomar posse como senadora pelo estado de Alagoas, após o licenciamento de Fernando Collor.

“Na condição de mulher e sertaneja, reafirmo meu empenho em servir a minha terra. Disposição para o trabalho e compromisso com o povo santanense sempre foram as minhas marcas. Diariamente vou continuar a me dedicar, para corresponder às expectativas do povo alagoano. Coloco-me inteiramente à disposição para melhorar as condições de vida no meu Município, no meu Estado e no meu País”, afirmou Renilde Bulhões em seu discurso de posse no Senado.

Christiane, que já herdava da mãe a especialidade em ginecologia e obstetrícia, sempre acompanhou de perto a sua trajetória política. Foi quando em 2016, para a sua surpresa e resistência, o seu pai e ex-prefeito Isnaldo Bulhões a convidou para disputar a eleição como sua vice-prefeita, retornando à política santanense.

Eles venceram a eleição e tomaram posse em janeiro de 2017, devolvendo a esperança aos santanenses que viveram momentos de incerteza e descaso político nos últimos quatro anos. A cidade voltou a andar nos trilhos, a seguir no caminho do desenvolvimento, quando todo o mundo foi tomado pela pandemia da Covid-19 e Santana do Ipanema se despediu do seu maior líder político, o prefeito Isnaldo Bulhões.

Com o falecimento do seu pai, Christiane assumiu a prefeitura em um dos momentos mais difíceis da sua vida, conquistou a reeleição e vem dando continuidade à transformação do município, realizando grandes sonhos. Santana do Ipanema se transformou em um verdadeiro canteiro de obras e o cuidado com o povo é visto da cidade à zona rural, em todas as áreas.

Olhando para o passado, ela tem outros exemplos a seguir na política como os do seu bisavô Ormindo Barros, do tio-avô Ulisses Silva e do tio Henaldo Bulhões, ex-prefeitos de Santana do Ipanema, do seu avô Domício Silva, ex-vereador, e do seu tio Geraldo Bulhões, deputado federal e governador de Alagoas entre 1991 e 1995.

Além do legado dos seus pais e antepassados, Christiane se orgulha de ser irmã de Isnaldo Bulhões Júnior, que foi vereador pela cidade de Maceió, cinco vezes deputado estadual e está no seu segundo mandato como deputado federal, contribuindo com o seu trabalho na Câmara dos Deputados para o desenvolvimento da região sertaneja.

Em Santana do Ipanema, Christiane e Renilde Bulhões seguem trabalhando como prefeita e secretária municipal de Governo e de Políticas para Mulheres, respectivamente, na construção uma cidade cada vez mais justa, igualitária, inovadora e desenvolvida, com oportunidades para todos.

Comentários