A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) é um órgão centenário que possui quase 130 anos de arquivamentos referentes a processos empresariais. Somando à digitalização de 100% dos documentos antigos arquivados, que foi finalizada em 2018, e à entrada totalmente online de processos, a Juceal disponibiliza uma ferramenta digital por meio do Portal Facilita Alagoas para que o órgão e o empresário façam um controle das informações do negócio, a atualização cadastral.
A funcionalidade está disponível nos processos de alteração e extinção empresarial, solicitação de certidão simplificada e registro de livros contábeis, na qual o sistema apresenta um espelho dos principais dados arquivados pela empresa. Com uma grande demanda, somente em 2022, foram promovidos 3.246 pedidos por atualização, com uma média de resposta 1h13.
Por o cadastro ser preenchido de forma manual anteriormente à digitalização dos processos e à entrada online, as informações empresariais podem apresentar divergências ou até ausências. E é a partir desse pressuposto que a Junta Comercial indica a verificação dos dados por parte dos clientes e a solicitação pela atualização cadastral, que é feita com base nos últimos arquivamentos do negócio registrados no órgão.
“É importante que todos os dados da empresa estejam corretos para que quando o cliente for solicitar algum serviço, não atrapalhe o andamento do processo por causa de divergências ou falta de informações da empresa. Então é necessária essa verificação, mantendo os dados atualizados para que outros serviços solicitados no Portal Facilita Alagoas sejam realizados normalmente, a exemplo das solicitações por licenças e alvarás”, explicou a gerente do arquivo da Juceal, Letícia Garcêz.
No Facilita Alagoas, existe a integração dos serviços da Junta Comercial com outras entidades de registro, administração tributária e licenciamento. Quando uma empresa registra algum processo de abertura, alteração e baixa empresarial, esses dados também são repassados para prefeitura, Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz/AL) e Corpo de Bombeiros, por exemplo. Ao realizar a atualização cadastral, as informações corretas da empresa também são repassadas às entidades integradas.
Como solicitar
A ferramenta de atualização cadastral é disponibilizada ao fim da página de espelho com os dados da empresa através do botão Solicitar Atualização de Matriz. Apesar do nome, a funcionalidade também pode ser utilizada para filiais.
O espelho das informações traz apenas os dados públicos, sendo ocultadas as informações sensíveis conforme definição da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Ao clicar no botão, o sistema abre um campo para preenchimento do nome completo do solicitante e do e-mail para contato, que também será utilizado para acompanhamento, onde o cliente receberá a informação de que os dados foram corrigidos.
Se a empresa apresentar algum dado essencial ausente, o próprio sistema indicará a necessidade de atualização e quais campos são esses, além de não permitir o prosseguimento do processo.
Mesmo se o sistema não mostrar o dado para atualização, a Juceal indica a verificação pelo cliente, sendo conferida cada informação a fim de observar se existe algo errado. Em caso de erros, através da seção Observação, o cliente pode indicar qual é o dado correto que ele deseja corrigir – sempre com base nos arquivamentos anteriores.
Depois de solicitada a atualização, o sistema trava o prosseguimento até a análise do setor responsável, que possui prazo de até 48h, porém finaliza as solicitações diariamente.
Com histórico de quase 130 anos, atualização cadastral permite maior controle de dados empresariais pela Juceal
EconomiaPor Ascom Juceal 23/03/2023 - 18h 35min Ascom Juceal

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