O Pe. Thiago Soares de Matos , pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Pobres, da cidade de Quebrangulo presidiu a Celebração Eucarística deste domingo (24), oitava noite do novenário preparatório para a grande Festa de Senhora Sant´Ana – Padroeira de Santana do Ipanema.
Concelebrou o padre Jacyel Soares Maciel, pároco da Paróquia de Senhora Sant´Ana.
Leituras:
1ª Leitura: Gênesis: 18, 20-32.
Salmo: 137
2ª Leitura: II Col. 2, 12-14
Evangelho: Lucas 11, 1-13
O Pe. Thiago Soares iniciou sua homilia saudando a todos, inclusive aos que assistem pelos meios de comunicação. E logo começou a explanação sobre o evangelho, falando sobre a oração, inclusive fez uma pergunta: quem nos ensinou a rezar? Destacou que no passado eram os pais que ensinavam seus filhos a rezar e disse: “Antes o papai ou a mamãe quando levavam seus filhos para dormir, ensinava-os, juntando as mãozinhas deles, diziam - repita comigo: Pai Nosso que estais nos Céus… Foi assim que meu pai me ensinou a rezar."
Destacou que é bonito essa experiência retratada na arte, contemplando a imagem de Senhora Sant´Ana que ensinou a santidade através do seu exemplo a fidelizada a virgem fiel. A mãe que ensina a Virgem Maria.
Ressaltou que a liturgia da noite apresenta como tema a oração. E mais uma vez questionou: "como nós temos rezado, como nós temos feito nosso diálogo com Deus."
Citou um exemplo das mudanças dos dias atuais. Contou uma história de uma visita de um padre a uma família e durante a visita começou tocar uma dessas músicas danadas e uma menininha começou a dançar, e a mãe orgulhosa disse ao padre: - tá vendo padre que bonito. O padre com sua sabedoria questiono-a - Ela sabe rezar o Pai Nosso? A mãe disse que não e atribuiu a culpa as catequistas de hoje, que não sabem nem sequer ensinar os meninos a rezar.
O pregador disse que a moda agora é essa, terceirizar, atribuir a outrem e foi enfático em dizer que o primeiro catequista é você papai, e você mamãe. "É você que deve ensinar seus filhos a rezar e ampliou o compromisso para os avós, tios, padrinhos." - destacou o pregador.
E sequenciou apresentando o que Jesus ensinou no Pai Nosso, inclusive conectando o evangelho com as leituras.
Finalizou dizendo: “Qual a grande lição que nós devemos escrever no nosso coração? Não é a quantidade de Pai Nossos que a gente reza, mas a qualidade da nossa oração. Quando do nosso encontro com Deus, ele não vai perguntar quantos Pais Nossos a gente rezou, mas com que amor nós rezamos, com que coração nós fizemos a nossa oração? Então que esta seja a grande lição que nós hoje escrevemos em nosso coração. A minha oração deve ser um diálogo de amor. Eu devo rezar com o coração de filho e acostumar o meu coração a acolher a vontade de Deus em minha vida.
Antes da Bênção Final, o padre Jacyel agradeceu a presença de todos e convidou para a participação na Quermesse de Senhora Sant´Ana, cuja animação musical foi a cargo da Banda Trono.
Noiteiros:
Renovação Carismática Católica (RCC), COMIPA, Movimento Bíblico, Caminho Neocatecumenal, Comissão do Leilão de Gado, Fazendeiros, Agricultores, EMATER, ADEAL, Associação dos Criadores de Animais e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
O coral da Renovação Carismática Católica (RCC) foi o responsável pelos cânticos.
Comentários