O padre José Paulo Rosendo da Costa, administrador paroquial da Paróquia São Vicente de Paulo da cidade de Palmeira dos Índios, presidiu a Celebração Eucarística desta quarta-feira (20), 4ª noite de novenário em honra à Senhora Sant´Ana.
Concelebraram o pe. Jacyel Soares, o diácono Aderval Rodrigues e o frei Jailson.
Leituras:
1ª Leitura: Jeremias 1,1,4-10
Salmo Responsorial: 70
Evangelho: Mateus 13,1-9
O Pe. José Paulo inicio sua homilia baseando-se na primeira leitura, falando da missão dos profetas, a exemplo de Jeremias que é o comunicador de Deus. Eles anunciam a justiça e a paz e também denunciam as injustiças. E nós que os ouvimos, somos os recebedores da palavra de Deus.
“Quem se compromete com a palavra de Deus deve se comprometer com o outro, principalmente com aqueles que passam por necessidades. Não adianta ouvir a palavra e achar que está tudo bem, quando você não se compadece, sobretudo com os mais necessitados.” - destacou o pregador.
Destacou também o papel da Igreja, que é a voz do último profeta, Nosso Senhor Jesus Cristo. Sendo assim a igreja é um profeta e nos encoraja para que possamos realizar a nossa missão.
Pe. José Paulo explicou de forma simples e clara sobre a Parábola do Semeador, contida no evangelho da noite. Disse que Jesus usou a parábola para falar a todos sobre o reino dos céus.
Falou que São Tiago em suas cartas nos faz uma alerta para que não sejamos meros ouvintes da palavra, ela deve penetrar no coração. Cada pessoa recebe a semente da palavra, dependendo da condição do seu coração. Se ela só fica nos ouvidos, não tem profundidade de produzir frutos de justiça e comparou com as sementes ditas por Jesus.
Jesus quer nos levar a um Cristianismo profundo, que seja capaz de produzir frutos profundos.
Nesta Festa de Senhora Sant´Ana e São Joaquim, a palavra de Deus está sendo semeada nos corações.
Nós podemos celebrar e aprender muitas coisas nesses dias, e falou sobre a vida do casal de avós de Jesus.
“As vezes nos envolvemos com as coisas novas, com as tecnologias e nos esquecemos as coisas do passado. As vezes, essas coisas tão modernas nos tiram a paz, nos tiram o sentido de uma verdadeira família. Precisamos ter muito cuidado. Que, ao usarmos esses meios, devemos fazer para o bem e o amor. Eles são ótimos, mas as vezes não os usamos corretamente.” destacou o pregador.
Finalizou dizendo que diante do evangelho e das leituras apresentadas, que o Espírito Santo ilumine, que Senhora Sant´Ana e São Joaquim possam interceder por todos, para que no final algo tenha ficado em nossas vidas e que possamos produzir os frutos desta festa. E que Maria, mãe e educadora do Mestre Jesus, interceda por todos.
Noiteiros: Casais, Namorados, Encontro de Casais com Cristo (ECC), Pastoral Familiar, Pastoral da Comunicação (Pascom), Comunicadores, Rádio Milênio, Rádio Correio do Sertão e Portais: Maltanet, Santana 360 Graus, Sertão na Hora e Alagoas na Net.
O Coral do Encontro de Casais com Cristo – ECC foi o responsável pelos cânticos.
Comentários