Andores de Senhora Sant´Ana e São Joaquim

Especiais de Domingo

Por José Malta Fontes Neto - Jornalista MTE/AL 1740

Andor de Senhora Sant´Ana e São Joaquim 2021

Decorador explica como concebeu o andor da procissão de 2021.

Os fiéis católicos e santanenses em geral a cada ano se emocionam com a passagem das procissões em honra aos nossos padroeiros. Mas será que conhecemos o que leva aos profissionais a conceber esses andores?

Este ano tivemos a curiosidade de perguntar ao decorardor e artista de arte sacra Daniel como foi concebido o andor da do cortejo que aconteceu no dia 26 de julho, que por causa da pandemia do novo coronavírus não foi possível a realização da grandiosa procissão pelo segundo ano consecutivo.

A seguir apresentamos as considerações do Daniel sobre esse andor.

As decorações de igreja e seus andores não surgem sem um envolvimento íntimo com o sentimento do grupo social que lhe dá origem, refletindo o seu comportamento. Minha maior inspiração são os altares, arcos e portais das igrejas de estilo barroco e seus adornos. Nessa composição do altar da igreja foram confeccionados arranjos em estilo de pinhas em taças inglesas muito usado nas igrejas da Europa.

O andor de Senhora Sant'Ana e São Joaquim em 2021 usamos elementos que nos lembra um baudaquino com suas colunas adornadas de cabeças de anjo barroco e flores naturais ,nos pés das imagens um verdadeiro trono de flores digno dos padroeiros de Santana do Ipanema, composto de uma variedade de flores finas entre elas lírios, hortênsias, antúrios, rosas, é cravos. As cores escolhida para este ano foi o azul, amarelo e acessórios prata que ornaram muito bem dando um toque de sofisticação e leveza nas decorações.


Andores dos anos anteriores:

2018


2019


2020


Dados do decorador:



Cícero Daniel dos Santos é um artista plástico na área de arte sacra e decorador santanense reconhecido por seus trabalhos nas igrejas da região. Nasceu no seio de uma família simples em Santana do Ipanema-AL no dia 04 de setembro de 1984.

Desde a infância manifestou tendências artísticas e muita criatividade. Começou a fazer geografia na (IFPE) mas logo abandonou o curso dedicando-se somente aos trabalhos de arte sacra e decoração de igreja.

Uma boa parte de sua vida trabalhou em uma floricultura, onde aperfeiçoou sua arte floral. Daniel se tornou uma referência no município e região com seus trabalhos artísticos. Suas pinturas e restauro conta com cores vibrantes e traços bem demarcados.

Na parte de arranjos florais usa várias composição de flores e folhagem, não se limitando a só um material deixando assim sua marca, com estilo e leveza nos seus arranjos.

As obras de pintura, restauro e decorações podem ser encontrada em várias igrejas da região.
Finaliza:

São diversos trabalhos espalhados pelas igrejas. Minha missão é aproximar ainda mais os cristãos de Deus através da arte acreditando que o belo nos remete ao Divino.

Daniel Santos - decorador

Comentários