Sarcopenia e a fragilidade da saúde do idoso

Saúde

Por Flávia Farias - Jornalista - ASCOM - Santa Casa de Misericórdia de Maceió

Geriatra Marcus Vinícius fala sobre a sarcopenia

Como você se imagina aos 60 anos: dependente ou funcional? Na nova edição do Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió, o geriatra Marcus Vinícius fala sobre a sarcopenia, que é a diminuição da massa muscular, faz parte do processo de envelhecimento e é, em parte, responsável pela perda da qualidade de vida na terceira idade. Veja o vídeo a seguir:



Em pessoas saudáveis, a diminuição da massa magra geralmente inicia-se após os 30 anos de idade, com perdas em torno de 1% a 2% ao ano. Sem medidas preventivas, idosos com 80 anos de idade podem ter somente 50% de sua massa muscular da juventude.

“É preciso reforçar que a prática de exercício físico bem assistido é fundamental para fortalecer a musculatura. A sarcopenia com perda de força e massa muscular levam a vulnerabilidade maior a doenças, aumenta o risco de quedas, de perda de memória e de hospitalização e morte. Não existe um medicamento que combata a sarcopenia, mas a mudança de hábitos, junto com o acompanhamento de especialistas, como o geriatra e o nutricionista, é muito importante”, disse o geriatra Marcos Vinícius.

Algumas doenças como o câncer, processos infecciosos ou inflamatórios graves, traumatismos sérios, também levam a uma perda de massa muscular acelerada, muito mais grave do que aquela que ocorre no envelhecimento.

Com o apoio da Divisão de Ensino e Pesquisa, médicos de várias especialidades, além de farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e assistentes sociais, se revezam em aulas informativas que abrangem orientações sobre saúde e alimentação, sexualidade, tecnologia, direitos sociais entre outros.

PAUSA – O projeto do Grupo de Envelhecimento Ativo é gratuito e voltado a homens e mulheres com mais de 60 anos de idade. Em 2020, o curso presencial seria realizado para 240 alunos inscritos em turmas divididas nas segundas e quintas-feiras, no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió. Agora, uma vez por semana, as aulas estarão disponíveis nas plataformas online.

Comentários