Colunistas: FALECEU EMANOEL FAY - por Djalma Carvalho

Literatura

Por Redação com Djalma de Melo Carvalho

Em 2 de setembro de 2005, desembarquei em Lisboa acompanhado de Jucá Santos e esposa, Teomirtes Malta, Jandira Torreiro Carvalho e Decele Mata, por conta do chamado II Voo Cultural Alagoas-Portugal, organizado pelo ilustre intelectual e juiz aposentado, Dr. Emanoel Fay da Mata Fonseca, que também acompanhou o grupo.
Em Lisboa, logo à tarde, conforme programação do evento cultural, o grupo foi recebido na suntuosa sede da Ordem dos Médicos de Portugal pelos diretores da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos – Sopeam.

A rápida solenidade foi presidida pelo escritor-médico Dr. Luís Lourenço, com discursos e troca de livros entre anfitriões e visitantes. Em resposta à gentil recepção portuguesa, Dr. Emanoel Fay pronunciou brilhante discurso, encerrando-o com a declamação do seu poema “Dois de Fevereiro”.

A excursão a Portugal alcançou o esperado sucesso. Além de Lisboa, o grupo visitou Fátima, Aveiro, Coimbra, Porto, Póvoa do Varzin, Viseu e Santiago de Compostela. Em Aveiro, o grupo visitou sua universidade; na biblioteca de Coimbra e na de Póvoa do Varzin foram deixados livros autografados. Em visita a bibliotecas, museus e igrejas históricas, o grupo teve a sua frente Dr. Fay, como espécie de cicerone, porque ele já conhecia Portugal de viagens anteriores.

Clique Aqui e veja a crônica completa

Comentários