Prefeitura de Senador Rui Palmeira realiza mais uma edição da feira da Agricultura Familiar

Agricultura

Por Assessoria

A Prefeitura Municipal de Senador Rui Palmeira trabalha e desenvolve ações para o incentivo e apoio a produção agrícola no município, e uma delas é a feira da agricultura familiar que gera emprego e renda para produtores rurais e suas famílias no município, além de fomentar a agricultura local, a produção desses alimentos são livres de agrotóxicos e demais produtos usados neste tipo de cultivo.

O objetivo da Secretaria de Agricultura é incentivar o produtor a produzir e comercializar seus produtos, tanto na feira, que é um instrumento, como também por meio do Programa de Aquisição de Alimentos PAA, modalidade compra direta local, e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

A feira é realizada todas as terças-feiras das 7h da manhã às 12h em frente à Praça da Igreja Matriz, e reúne agricultores de diversas localidades do município que levam uma grande variedade de produtos a serem comercializados, como: frutas, alface, couve, repolho hortaliças, ovos, doces, bolos caseiros, macaxeira, melancia, maracujá, mamão, milho entre outros.

Os produtos são produzidos na região do canal do sertão que corta o município nas comunidades de Quiribas, Bonito, Branquinha e Laje Grande, e na comunidade de Barriguda. Renan Silva Farias, Jocivanio Vieira dos Santos e Ronaldo Gomes de Araújo, são alguns dos agricultores que produzem e comercializam os produtos, dando ao cliente garantia de qualidade nos produtos comercializados.

Para prefeita Jeane Moura “o objetivo é incentivar o produtor a produzir e comercializar seus produtos. Essa feira foi um instrumento para aumentar e incentivar a produção e trazer mais produtores para o cultivo, gerando emprego e renda para as famílias e fomentando a economia local.” Ressaltou a prefeita.

Empolgada com o crescimento da feira e dos produtores, a Secretaria de Agricultura Maria da Paz ressaltou que “a Feira da Agricultura Familiar se constitui num espaço fantástico para incentivar e fomentar a geração de renda das famílias rurais, no qual, movimenta a economia local e também desenvolve o município, uma vez que, o canal do sertão que passa por dentro do município, e com isso a gente incentiva à produção e melhora a qualidade de vida dessas famílias.” Frisou a Secretária.

O que é a Agricultura Familiar

“A agricultura familiar tem dinâmica e características distintas em comparação à agricultura não familiar. Nela, a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda.

Além disso, o agricultor familiar tem uma relação particular com a terra, seu local de trabalho e moradia. A diversidade produtiva também é uma característica marcante desse setor. A Lei 11.326 de julho de 2006 define as diretrizes para formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e os critérios para identificação desse
público.

O principal apoiador da agricultura familiar é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. Por meio dele, agricultores familiares podem acessar várias linhas de crédito de acordo como sua necessidade e o seu projeto. Podem ser projetos destinados para o custeio da safra, a atividade agroindustrial, seja para investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura. Para acessar o Pronaf, a renda bruta anual dos agricultores familiares deve ser de até R$ 360 mil.”

Fonte: http://www.mda.gov.br/

Comentários