Profetas das Chuvas preveem ano bom de chuva no Sertão alagoano em 2019

Geral

Por Ascom Santana do Ipanema

Luiz Alves Ribeiro (Luizinho) na sua fala.

A Prefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMDRUMAR), realizou na manhã do sábado (9), o primeiro encontro dos Profetas Populares das Chuvas do Sertão alagoano. O evento aconteceu na Praça Senador Enéas Araújo, no centro da cidade e atraiu um grande público.

Os dez profetas que participaram do evento foram: Luizinho Ribeiro - Santana do Ipanema; Sebastião Damasceno - Santana do Ipanema; Alivan - Santana do Ipanema; Adegivan - Canapi; Cicero Cabral - Santana do Ipanema; Antonio Verissimo - Santana do Ipanema; Josué - Santana do Ipanema; Leonel - Inhapi; Geno - Inhapi.

Com experiências adquiridas dos seus antepassados, eles realizaram previsões com base em observações da natureza e comportamento da fauna e da flora. Todos previram um ano bom de chuva. As previsões animaram o público e deram esperança aos agricultores familiares: “2019 será um ano de chuva”.

Um dos profetas, Cícero Correia, otimista com a quadra chuvosa, disse que pela posição das estrelas "esse ano terá chuvas regulares no sertão". Quem também arriscou seu palpite para afirmar que 2019 será bom de chuva foi Luizinho Ribeiro. Ele usou a técnica do pássaro joão-de-barro. "O joão-de-barro fez sua casa com entrada voltada para o poente, isto é sinal de chuva, foi para proteger os filhotes, se ele fizesse voltado para o poente, o ano seria de pouca chuva", disse.

Quem prestigiou o evento foi o empresário Bartolomeu Barros. Ele comemorou o anúncio das chuvas e parabenizou a prefeitura pela realização do evento. Agricultores que estavam no encontro ficaram animados com as previsões.

Devido a compromissos, o prefeito Isnaldo Bulhões não participou do encontro, porém enviou como seu representante o chefe de gabinete, Cleudson Nobre, que participou ao lado do secretário de Meio Ambiente, Jorge Santana. Os vereadores Moacir Júnior e Josefa Eliana também marcaram presença.

Nas redes sociais, Isnaldo Bulhões comemorou o sucesso do evento e agradeceu aos profetas, empresários e população pela participação no evento. "É muito gratificante valorizar e preservar as raízes culturais. Obrigado aos profetas, agricultores, formadores de opiniões e todos que participaram do evento".

Comentários