Oito anos depois do início de suas atividades no sertão alagoano, o campus do Ifal em Santana do Ipanema vem estudando nos últimos meses a oferta do primeiro curso superior de sua história. Para isso, foi formada uma comissão composta com docentes, técnicos administrativos e integrantes da gestão da unidade de ensino, que realizam um estudo técnico quanto à viabilidade da oferta.
Imagem 2Hoje a instituição oferece os cursos técnicos integrados ao ensino médio em Agropecuária e Administração, além do curso técnico subsequente em Agropecuária, o primeiro a ser ofertado em 2011, ano de fundação do campus. A ideia de expandir sua atuação no ensino superior surgiu com a crescente procura por vagas nos cursos gratuitos, que bateu recorde no Exame de Seleção 2018. Além disso, pesa o compromisso do Ifal com o desenvolvimento da região e com a universalização do acesso ao ensino superior.
Estudos Preliminares
Itens como infraestrutura, acervo bibliográfico, corpo docente e cursos oferecidos na região foram avaliados pela comissão até se chegar à lista de possibilidades de oferta. Nessa fase, reuniões semanais, pesquisas, discussões e estudos foram realizados, visando a melhor relação entre o que a instituição pode ofertar e o que a região procura.
As licenciaturas em Letras - Português, História, Sociologia, Filosofia, Ciências da Natureza e Matemática, e o bacharelado em Administração foram os cursos identificados nesse momento. Agora, a participação da comunidade local será decisiva para a escolha final do primeiro curso de graduação do Campus Santana: até o dia 25 de setembro você deve participar respondendo ao Questionário de Consulta Pública. O prosseguimento da oferta depende de você! Participe!
Comentários