Começa nesta quarta (12) a II Feira Literária e Cultural de Major Izidoro – FELIM

Cultura

Por José Malta Fontes Neto-Jornalista MTE/AL 1740

Começa nesta quarta-feira (12) e se estende até sexta-feira (14) a segunda edição da Feira Literária e Cultural de Major Izidoro.

Com uma extensa programação, a Terra do Leite de do Progresso vai receber pessoas de todo o Estado de Alagoas.

Escritores, cordelistas, repentistas, atores, contadores de história, cantores e muitas apresentações especiais estarão presentes na feira.

Veja a programação da feira em www.felimmajorizidoro.com.br

Nesta terça-feira (11) o secretário Municipal de Educação de Major Izidoro André Pereira, a coordenadora da SEMED professora Daniela Patricia e o cantor Izidorense Laércio Moreno estiveram divulgando o evento no Bom Dia Alagoas na TV Gazeta.

Veja a entrevista:


Feira Literária e Cultural de Major Izidoro - FELIM

A FELIM, teve sua primeira edição em 2016, durante a gestão da prefeita Santana Mariano e do Secretário André Pereira, e foi projetada para acontecer a cada 02 anos no intervalo da Bienal do Livro de Alagoas, em anos pares. Em sua primeira edição recebeu cerca de 5 mil visitantes. Ela é atualmente a maior festa literária do sertão alagoano fazendo parte do Calendário Cultural e do Roteiro Turístico do Município.

É uma experiência única para região e principalmente para Major Izidoro, que possui apenas uma Biblioteca Pública e com um acervo limitado. A Feira Literária traz a escola e os livros para as ruas da cidade e aumenta o gosto pela leitura. Pessoas se reúnem para ouvir cordel, ler gibis, folhear livros e se deliciar com leituras cantadas e contadas de diferentes maneiras,capazes de produzir sonhos e sorrisos em rostos e mentes curiosas.

A idealização da Feira começou a partir de um projeto de leitura na praça realizado em 2013 para comemorar o Dia do Livro Infantil numa homenagem a Monteiro Lobato. A ideia deu tão certo que em 2016 a FELIM conseguiu reunir autores de várias partes do Estado de Alagoas, e agregar uma programação cultural maravilhosa que combina formação de professores, literatura infanto-juvenil, artes cênicas, artes plásticas, artes visuais, debates, concurso literário, palestras, performance musical e dança.

Embaixo das árvores da Praça Leopoldo Amaral, autores, cordelistas e contadores de história se reúnem com um público muito especial: os professores, as crianças, os jovens, os adultos e idosos das escolas públicas, os visitantes de outros municípios e toda a comunidade que gosta de um bom lugar para ler um livro.

Cada edição prestará homenagem a escritores e artistas locais ou nordestinos. O primeiro homenageado foi Vavá Machado, cantor e compositor pernambucano que viveu em Major Izidoro e aqui compôs muitas de suas toadas . As homenagens tem a intenção de preservar,difundir e valorizar cultura do Sertão Nordestino.

A organização da FELIM é uma realização da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura de Major Izidoro. Contando com outros parceiros e voluntários apaixonados pela arte e pela cultura.

Comentários