O Pe. José Neto de França, pároco da Paróquia de Santo Antônio de Pádua em Major Izidoro presidiu a Celebração Eucarística da terceira noite de novena em honra a São Cristóvão em Santana do Ipanema.
Na sua homilia, partindo do convite feito a partir da Palavra de Deus: “Tende em vós os mesmos sentimentos de Jesus Cristo”, o pregador inicialmente fez uma referência ao mês missionário (outubro) e ao período festivo vivido pela paróquia de São Cristóvão dizendo que esses dois contextos, segundo a liturgia do dia levava a uma reflexão necessária: todo erro é anulado com o arrependimento, dando ao fiel a oportunidade de ver sua vida reaberta para a graça de Deus, para a vivência de sua fé no bem do tempo de Deus, o tempo da graça, da misericórdia, da acolhida e da gratuidade.
Disse o pregador que quando um “justo” se transvia ele se pode perder e quando um malvado se converte, ele se salva. Afirmou, ele, que essa lição Jesus a expõe na parábola dos dois filhos do agricultor. O do “sim, senhor”, que não faz o que promete, e a do “não”, que se arrepende e faz, apesar de ter recusado.
“O cristão tem de descobrir que, quando fizer escolhas erradas e se obstinar nelas, sofrerá as consequências; e que quando abandonar os caminhos de egoísmo e de pecado e optar por Deus e pelos seus valores, encontrará a vida (Ez 18, 26-28)”, afirmou o pregador.
Jesus Cristo não foi sim e depois não, mas sempre foi sim (Cf. 2Cor 1,19). Na parábola do evangelho do dia Jesus ataca frontalmente aqueles que seguem a religião das aparências, que não gera um compromisso interior, comunitário, pastoral, evangelizador. O fiel pode até no primeiro momento dizer não, mas depois com todo empenho se embrenha de corpo e alma na vivência do seguimento cristão, gerando compromisso e vivência pastoral.
Para Jesus, não bastam palavras e declarações de boas intenções; é preciso viver antes e imediatamente, dia a dia, os valores do Evangelho, segui-lo nesse caminho de amor e de entrega que Ele percorreu, construir, com gestos concretos, um mundo de justiça, de bondade, de solidariedade, de perdão, de paz.
O pregador sugeriu, em vez de falar só dos dois filhos (no Evangelho), poder dizer três filhos: o que diz NÃO, mas vai; o que diz SIM, mas não vai, e o que diz SIM e é coerente. Com isso questionou a assembleia: com qual dos três filhos cada um parecia?
Sobre a segunda Leitura Pe. José Neto falou que, se Jesus se esvaziou de sua justa grandeza, a glória divina, seria interessante o fiel se esvaziar de suas grandezas enganadoras, como por exemplo a justiça que ele atribui aos seus próprios olhos. Ou, de qualquer outra forma de grandeza passageira, como os bens materiais, a honra, a autossuficiência…
Disse ele que conforme propôs o Documento 107, “Iniciação à Vida Cristã: Itinerário para formar discípulos missionários”, aprovado na 55ª Assembleia Geral dos Bispos e esse novenário de São Cristóvão, que cada fiel possa, de forma prática, alicerçado na Palavra de Deus e nos Sacramentos da Igreja se deixar envolver pelo mistério amoroso do Pai, e, guiado pelo Espírito de Deus, imitar, viver na pessoa do seu Filho, Jesus Cristo.
Encerrou a homilia pedindo que cada fiel procurasse produzir muitos frutos para o Reino de Deus.
Encarregado dos cânticos: Servos do Santíssimo
Noiteiros: Clube da Melhor Idade Nova Vida, Comerciantes, Fotógrafos, Funcionários Públicos, Hospital Dr.º Clodolfo Rodrigues Melo, Agentes Comunitários, Secretaria da Saúde, Agentes de Endemias, CAPS, ELETROBRAS, CASAL, INSS, Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Bradesco e Comunidades: Pedro Brandão, Ver. João Francisco Cavalcante, Pref. Joaquim Ferreira e Siqueira Campos.
Responsáveis do dia: Sra. Cicélia, Srª. Margarida Farias, Reniel e Srª Cida da CASAL.
Clique Aqui e veja os melhores momentos da Festa de São Cristóvão 2017
Pe. José Neto de França preside a Celebração Eucarística da terceira noite de Festa de São Cristóvão
ReligiãoPor Redação com Pe. José Neto de França 01/10/2017 - 23h 30min Levy Malta Fontes
Comentários