Alunos participam de momento de leitura na barragem de Santana do Ipanema

Educação

Por Isis Malta - Estudante de Jornalismo - UFAL

Ação fez parte do projeto CIRCULO DE LEITURA NO SERTÃO - módulo Valorizando nossa literatura

O SWA Instituto realizou na manhã deste sábado (29), mais uma ação com alunos da rede pública de ensino de Santana do Ipanema. Nas ?bocas da barragem?, reuniu 17 estudantes do 6º ano da Escola Municipal de Educação Básica Maria Nepomuceno Marques, do Distrito Areia Branca, para um momento de leitura.

Conduzidos pelo diretor do Instituto José Malta e pela professora Jarina Farias, o grupo iniciou as atividades conhecendo as dependências do antigo matadouro público de Santana do Ipanema, interditado em maio deste ano por mau funcionamento e danos ambientais.

O momento de leitura propriamente dito aconteceu nas comportas da barragem, hoje vazias. A ideia de reunir os alunos naquele espaço surgiu do projeto Valorizando Nossa Literatura, também do SWA Instituto, onde cada um recebeu um exemplar do livro ?Do Mato ao Panema?, do escritor santanense João Francisco das Chagas Neto, e foi lançado o desafio de uma aplicação prática para auxiliar na compreensão da leitura.

Na oportunidade, as estudantes Maria Eduarda e Rayane leram os textos ?Sete Bocas? e ?Barragem?, que compõem a obra do João do Mato, e todos tiveram a chance de conhecer de perto o espaço descrito ? com emoção e saudade ? nas páginas do livro.

Encerrando as atividades, José Malta falou dos bons tempos vividos na barragem e atentou para a importância da preservação do rio Ipanema, principalmente naquele local, que é hoje tomado por lixo e poluição. Também pediu aos alunos que, se possível, escrevessem um texto com as suas impressões sobre os momentos vividos.

A professora Jarina também lançou desafios para os alunos, que a partir de momentos como esse certamente entenderão, de forma prática e lúdica, a importância dos livros para a preservação da memória do nosso povo. Também solicitou aos alunos que olhassem as pinturas feitas na estrutura da ponte para um trabalho na disciplina artes.

Comentários