Dom Dulcênio preside a Celebração da Santa Missa Solene da Festa de São Cristóvão

Religião

Por José Malta Fontes Neto-Jornalista MTE/1740/AL

Chegou o domingo da grande Festa de São Cristóvão. Os fiéis católicos compareceram a Igreja Matriz ma festejar a festa do padroeiro com a Santa Missa solene.

Presidiu a Celebração Eucarística o bispo da diocese de Palmeira dos Índios Dom Dulcênio Fontes de Matos. Concelebraram os padres Clejeam Melo da Silva, pároco de São Cristóvão e Jacyel Soares Maciel, pároco da Paróquia de Senhora Sant´Ana.

Dom Dulcênio iniciou a sua homilia saudando o Movimento Bíblico de Santana do Ipanema, inclusive citando nomes como o saudoso José Vieira, fundador do movimento e o senhor Manoel Juvêncio.

A homilia foi baseada na segunda leitura especificamente da Carta de Paulo aos Corintos destacando a importância da leitura da Palavra de Deus. Hoje observamos que os católicos leem mais a Bíblia. A palavra de Deus está fazendo parte com mais ênfase nops lares católicos e grande parte disso acredito que devemos ao Movimento Bíblico ? destacou.

Na segunda leitura o apóstolo paulo diz: A escritura comunica a sabedoria que vela à salvação.
Dom Dulcênio complementou dizendo que quem lê a palavra de Deus e aprofunda-se na mesma, vai caminhar em sintonia com o Senhor.

Mas um alerta Dom Dulcênio também deixou, sobre a leitura de palavras isoladas e usadas de forma equivocada. Palavras não podem ser dogmas. O conjunto de livros e textos que compões a Bíblia devem ser interpretados a luz do exemplo de vida e ensinados por Jesus. As palavras de Cristo devem ser entendidas no contexto de gênero e intenção, com orientação da igreja e não ao pé da letra.

Mais uma vez fez referencia ao Movimento Bíblico e exortou para a renovação desse movimento, com a adesão de jovens para a continuidade do trabalho.

Na parte final de sua homilia Dom Dulcênio fez uma profunda reflexão sobre as famílias, tema central da Festa de São Cristóvão deste ano. Fez uma refer^}encia especial e parabenizou os catequistas da paróquia.

Referindo-se a educação o pregador disse que a comunidade paroquial faz a sua parte, mas precisa da ajuda dos pais na educação dos filhos voltada para Deus. Foi enfático em dizer que a femilia deve despertar da sua missão sagrada, pois são os primeiros educadores. A família é a escola onde se aprende os valores humanos e evangélicos ? destacou.

Nos momentos finais da sua pregação, e ainda sobre a família Dom Dulcênio pediu que as famílias, mesmo com esse tempo acelerado, não percam o elo com Deus, participando das Santas Missas dominicais ? Um domingo sem missa é uma semana sem Deus ? enfatizou.

O Coral de São Cristóvão foi o responsável pelos cânticos.

Ao final da celebração o padre Clejean Melo da Silva fez os tradicionais agradecimentos no momento dos avisos, convidando os fiéis para o almoço e a solene procissão que sairá pontualmente às 16h da cidade de Dois Riachos.

Clique Aqui e veja os melhores momentos da Festa de São Cristóvão 2016

Comentários