O 1º Simpósio de Cirurgia Segura, realizado no centro de convenções do Jatiúca Resort, prestou uma justa homenagem ao cirurgião e angiologista Francisco ?François? de Oliveira.
O diretor médico da Santa Casa de Maceió Artur Gomes Neto entregou uma placa comemorativa para simbolizar esta homenagem destacando a importância do dr. François para a medicina alagoana e para a Santa Casa de Maceió.
?Ao assumir a Direção Médica, o primeiro nome que me veio à mente para auxiliar e orientar nesta missão foi o dr. François, por todo conhecimento acumulado ao longo de sua história?, relembrou Artur Gomes.
Em sua breve fala, o homenageado agradeceu o reconhecimento prestado no evento e seu trabalho para fazer medicina em Alagoas. Ele destacou, entre outras coisas, a preocupação histórica da instituição com a segurança assistencial.
?Encontrei registros na Santa Casa de Maceió, datados de 1925, que provam a importação de equipamentos esterilizantes e a implantação de um setor focado nesta questão numa época em que o assunto infecção não era o centro das atenções?, comentou.
Histórico
Trabalhando há 40 anos na instituição, sua área de atuação é a cirurgia geral e vascular. Atualmente, ele exerce também o cargo de assessor médico da direção-médica.Na sua trajetória médica, François fez parte de momentos históricos na medicina alagoana. Ele foi o responsável da equipe cirúrgica do primeiro transplante renal realizado em Alagoas e um dos fundadores do Hospital Universitário no estado.
Comentários