Alunos da rede estadual analisam problemas urbanos durante passeio ciclístico

Geral

Por Sâmia Laços

Iniciativa é etapa de projeto que discute mobilidade e aplicação dos tributos

Cerca de 120 alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Geraldo Melo participaram, nesta terça-feira (27), de um passeio ciclístico no bairro Cidade Universitária, com o intuito de analisar os problemas de mobilidade urbana da região. A iniciativa faz parte do projeto ?Tributos e Mobilidade Urbana: Ações para Cidadania?, inscrito no Prêmio Nacional de Educação Fiscal.

Antes e durante o passeio, os estudantes foram agentes diretos em um trabalho de conscientização sobre cidadania fiscal e trânsito, que contou com o apoio do Programa de Educação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) e com a coordenação do professor João Lucas Cardoso.



As alunas Rebecca e Daniela, estudantes do 1º ano e participantes do projeto, explicaram que os professores realizaram o trabalho com todas as turmas da referida série, reunidas para analisar, por meio de pesquisa e fotos, o que estaria faltando nas ruas do entorno para expor, em materiais educativos, suas noções sobre trânsito e importância do tributo para sensibilizar os demais alunos.

Para Daniela, a experiência foi positiva e ajudou a levar mais conhecimento para dentro e fora da sala de aula. ?Entendi que os tributos ajudam a melhorar nossa comunidade. A gente paga o tributo em nosso dia a dia para que o governo cuide mais de nossos bairros e cidade, pra tapar buraco, tirar esgoto da rua, cuidar do trânsito, por exemplo?, explicou a estudante.



Com todo o trabalho de pesquisa que antecedeu o passeio ciclístico, os alunos formularam um documento com todas as necessidades da região, englobando análises e imagens dos problemas encontrados para apresentação às autoridades competentes.

Comentários