Pe. José Neto profere palestra nas comemorações dos 50 anos do Movimento Bíblico em Santana do Ipanema

Religião

Por Redação com Pe. José Neto de França

Início de tarde de 18/09/2016, no Ginásio de Poliesportivo Marcello Cândia, em Santana do Ipanema/Alagoas o Padre José Neto de França proferiu uma palestra comemorativa ao 50º Aniversário do Movimento Bíblico da Paróquia de São Cristóvão de Santana do Ipanema. DEUS NO COMANDO, sempre!!!

Partindo dos textos bíblicos, 1Cor 2,14-16; 3,1 e do Catecismo da Igreja Católica, Nºs. 33, 94, 1776 e 1777, o Padre José Neto de França apresentou o tema: ?O homem natural/carnal e o homem espiritual? destacando cada um, não como personalildades distintas como se uma mesma pessoa possuísse uma dupla personalidade, mas como um estilo de vida adotado livremente pelo homem.

Segundo São Paulo, disse o Pe. José Neto, o ?homem? natural/carnal deixa-se ser conduzido mais pelos próprios instintos. São aqueles ainda na situação de homem caído e, portanto, completamente destituído da graça de Deus ou já entrou para a família de Deus pelo renascimento (batismo), mas por não ter se alimentado de Deus (levando a sério sua vida batismal, ou por negligência de seus pais/padrinhos), ou por sua livre decisão, vive um intermediário entre o humano e o divino, inclinando-se mais para o humano. Julga tudo somente pelo que seus limitados sentidos naturais podem alcançar... O ?homem? natural/carnal é o alvo principal do evangelho, o que indica como sua única saída o encontro com o Senhor Jesus Cristo (renascimento pelo Batismo), o arrependimento de suas faltas e a consequente conversão de seus caminhos (Reconciliação).

O ?homem? natural/carnal é aquele por quem Jesus Cristo veio ao mundo; por quem morreu e por quem constituiu sua igreja, dando o mandato a Pedro e seus sucessores para que batizassem a todos e fizessem que todos (sem distinção de idade. Pelo menos, a Bíblia é clara: globaliza o objeto de salvação: o homem) se tornassem seus discípulos?

Já o ?homem? espiritual é aquele que deixa-se ser conduzido pelo Espírito de Deus. ?Se a inteligência fosse suficiente para o homem entender as ?coisas" de Deus, todos acreditariam n?Ele, no entanto, nem todos acreditam?, disse o Pe. José Neto. Isso quer dizer que, como o Catecismo da Igreja Católica deixa entrever e como a Palavra de Deus afirma. Somente pelo Espírito Santo de Deus compreenderemos seus desígnios.

O ?homem? espiritual tem dentro de si sua forma natural original, porém orientada e controlada pelo Espírito de modo que consegue agradar a Deus antes de a si mesmo. Porém, o homem natural/carnal não foi totalmente destruído dentro dele. O ?homem? espiritual é o homem natural/carnal mortificado, em um processo ascendente de conversão, tendo como centro, Jesus Cristo. Este, Cristo, unido ao Pai está nele, o ?homem? espiritual, justamente pelo fato do Espírito Santo também habitar n'Ele.

Assim como o ?homem? natural/carnal, o ?homem? espiritual tende a Deus.

O ?homem? espiritual é o modelo (semelhança de Cristo) a ser seguido como guia e gabarito para todos os demais. Trata-se do ?homem? natural/carnal em alto processo de conversão e reconciliação com Deus, cuja ?dieta? não se reservou ao ?leite? inicial (início do processo de conversão), pois a reforça com alimento mais ?sólido? à medida em que cresce.

Comentários