Projeto Major Izidoro In Post Card é desenvolvido na Escola Constança de Góes Monteiro

Educação

Por Redação com Joseane Paulo Souza

Alunos na Praça Leopoldo Amaral

No município de Major Izidoro- AL, a aprendizagem da Língua Inglesa na Escola Estadual Constança de Góes Monteiro está sendo mediada pela professora mestranda em Ciências da Educação: Formação Educacional, Interdisciplinaridade e Subjetividade Joseane Paulo Souza que está finalizando sua dissertação com o tema ?O Letramento Digital na Formação dos professores de inglês e o uso pedagógico das Tecnologias Digitais.

A professora Joseane iniciou seu trabalho a partir de ua reflexão sobre a fragilidade dos alunos em relação ao desenvolvimento das habilidades oral e escrita da língua inglesa em situações reais de comunicação, levou-a trabalhar de forma diferenciada em suas aulas inglês a partir da elaboração de uma Sequência Didática em torno do gênero textual Cartão Postal, em inglês Postcard. O objetivo principal é desenvolver as habilidades oral e escrita da língua inglesa em situações reais de comunicação de forma prazerosa e eficaz e, de forma mais profunda, os aspectos socioculturais de Major Izidoro mediante o trabalho com gênero cartão-postal.

A sequência didática intitulada ?Major Izidoro in Post Cards? está envolvendo, além da produção de cartões-postais em inglês, atividades com gravações de músicas em inglês e diálogos empregados em situações reais de comunicação, tendo em vista o interesse dos alunos pela música e a impressionante habilidade com as tecnologias digitais. Esse trabalho, parte de sua dissertação que está prevista para ser apresentada em Janeiro do próximo ano em Assunção ? Paraguay, está sendo desenvolvido, diretamente, em uma turma do 2º ano do Ensino Médio durante suas aulas de inglês e também em atividades extraclasse, dando vez a interdisciplinaridade e o conhecimento linguístico e sociocultural de forma contextualizada.

A educadora afirma que o trabalho por meio de sequência didática apresenta aos educandos desafios cada vez maiores e se bem planejada e organizada possibilita a construção efetiva do conhecimento, já que a vivência prática é fundamental para o desenvolvimento de habilidades, competências e autonomia. Considera, ainda, que o ensino precisa integrar a língua-alvo à sua cultura de forma que ao estudá-la o aluno possa relacionar aquilo que é aprendido com fatores social e cultural, já que nem sempre é possível entendermos determinadas palavras, expressões e assuntos fora de seu contexto real.

É por meio de um ensino mais profundo que damos oportunidade ao educando de agir e integrar-se dentro da sociedade. Novas formas de ensinar e aprender, principalmente por meio das tecnologias, torna a aprendizagem bem mais significativa. É em sala de aula que o professor precisa criar situações que provoquem os alunos a interagir entre si, trabalhar em grupo, buscar informações, dialogar e produzir novos conhecimentos, pois uma língua é aprendida com interação e ?um conhecimento mais profundo permite, mais facilmente, o acesso a essa carga semântica das palavras?(COELHO, 2001).

A professora considera a aprendizagem da língua inglesa nas escolas públicas uma meta alcançável dependendo da forma como a língua seja exposta. Após a reflexão sobre a fragilidade dos educandos em relação à aquisição das habilidades oral e escrita da Língua Inglesa e a elaboração da sequência didática, a primeira atitude da educadora (pesquisadora) foi dar uma palestra para a turma sobre ?A influência da Língua Inglesa no Brasil?. Ela iniciou saudando os alunos e falando sobre a necessidade de se aprender inglês no Brasil, tendo em vista o grande número de alunos que se encontram à margem das aulas de inglês. A segunda ação foi apresentar a Sequência Didática ?Major Izidoro in Post Cards? para a turma público- alvo da pesquisa, partindo, assim, para a primeira atividade propriamente dita.

Atividade desenvolvida em sala de aula

Como primeira atividade a educadora (pesquisadora) levou para sala de aula vários e diferentes tipos de cartões-postais com mensagens escritas em inglês, dentre eles cartões com mensagem escritas autênticas recebidos em um passado recente pela própria pesquisadora, e apresentou-os aos alunos. Após a circulação livre de todos os cartões pela sala lidos/ vistos por todos os alunos a pesquisadora aproveitou para explicar as características discursivas e estruturais do gênero. Após a socialização dos alunos com a professora em relação às características do cartão-postal foi o momento de prepararem-se para a leitura dos textos em inglês. Como os alunos tinham pouca habilidade em relação à leitura em língua inglesa, entretanto, tendo, em mente, a intenção ao ler o texto e conhecendo o tipo de conteúdo a ser lido, a professora aproveitou o momento para ressaltar algumas estratégias de leitura ( reading strategies) bem como o Scanning e Skimming, já que é preciso saber localizar e usar corretamente alguns elementos fundamentais na compreensão de um texto.

Secretário Municipal de Educação André Pereira sendo estrevistado pelos alunos


Secretário municipal de Educação André Pereira é entrevistado pelos alunos

Tendo em vista a falta de um conhecimento mais profundo sobre os aspectos socioculturais da cidade onde viviam e sabendo da necessidade que iriam ter desse conhecimento para a produção de cartões-postais ao final da sequência, a segunda atividade foi pedir que os alunos realizassem uma pesquisa sobre os aspectos socioculturais de Major Izidoro, principalmente por meio de entrevistas com moradores da cidade. Os alunos também realizaram uma entrevista com o Secretário de Educação do município que ao ficar conhecendo todo o trabalho que os alunos estavam realizando sobre a cidade, parabenizou-os e expressou sua satisfação.

Comentários