No município de Major Izidoro- AL, a aprendizagem da Língua Inglesa na Escola Estadual Constança de Góes Monteiro está sendo mediada pela professora mestranda em Ciências da Educação: Formação Educacional, Interdisciplinaridade e Subjetividade Joseane Paulo Souza que está finalizando sua dissertação com o tema ?O Letramento Digital na Formação dos professores de inglês e o uso pedagógico das Tecnologias Digitais.
A professora Joseane iniciou seu trabalho a partir de ua reflexão sobre a fragilidade dos alunos em relação ao desenvolvimento das habilidades oral e escrita da língua inglesa em situações reais de comunicação, levou-a trabalhar de forma diferenciada em suas aulas inglês a partir da elaboração de uma Sequência Didática em torno do gênero textual Cartão Postal, em inglês Postcard. O objetivo principal é desenvolver as habilidades oral e escrita da língua inglesa em situações reais de comunicação de forma prazerosa e eficaz e, de forma mais profunda, os aspectos socioculturais de Major Izidoro mediante o trabalho com gênero cartão-postal.
A sequência didática intitulada ?Major Izidoro in Post Cards? está envolvendo, além da produção de cartões-postais em inglês, atividades com gravações de músicas em inglês e diálogos empregados em situações reais de comunicação, tendo em vista o interesse dos alunos pela música e a impressionante habilidade com as tecnologias digitais. Esse trabalho, parte de sua dissertação que está prevista para ser apresentada em Janeiro do próximo ano em Assunção ? Paraguay, está sendo desenvolvido, diretamente, em uma turma do 2º ano do Ensino Médio durante suas aulas de inglês e também em atividades extraclasse, dando vez a interdisciplinaridade e o conhecimento linguístico e sociocultural de forma contextualizada.
A educadora afirma que o trabalho por meio de sequência didática apresenta aos educandos desafios cada vez maiores e se bem planejada e organizada possibilita a construção efetiva do conhecimento, já que a vivência prática é fundamental para o desenvolvimento de habilidades, competências e autonomia. Considera, ainda, que o ensino precisa integrar a língua-alvo à sua cultura de forma que ao estudá-la o aluno possa relacionar aquilo que é aprendido com fatores social e cultural, já que nem sempre é possível entendermos determinadas palavras, expressões e assuntos fora de seu contexto real.
É por meio de um ensino mais profundo que damos oportunidade ao educando de agir e integrar-se dentro da sociedade. Novas formas de ensinar e aprender, principalmente por meio das tecnologias, torna a aprendizagem bem mais significativa. É em sala de aula que o professor precisa criar situações que provoquem os alunos a interagir entre si, trabalhar em grupo, buscar informações, dialogar e produzir novos conhecimentos, pois uma língua é aprendida com interação e ?um conhecimento mais profundo permite, mais facilmente, o acesso a essa carga semântica das palavras?(COELHO, 2001).
A professora considera a aprendizagem da língua inglesa nas escolas públicas uma meta alcançável dependendo da forma como a língua seja exposta. Após a reflexão sobre a fragilidade dos educandos em relação à aquisição das habilidades oral e escrita da Língua Inglesa e a elaboração da sequência didática, a primeira atitude da educadora (pesquisadora) foi dar uma palestra para a turma sobre ?A influência da Língua Inglesa no Brasil?. Ela iniciou saudando os alunos e falando sobre a necessidade de se aprender inglês no Brasil, tendo em vista o grande número de alunos que se encontram à margem das aulas de inglês. A segunda ação foi apresentar a Sequência Didática ?Major Izidoro in Post Cards? para a turma público- alvo da pesquisa, partindo, assim, para a primeira atividade propriamente dita.
Projeto Major Izidoro In Post Card é desenvolvido na Escola Constança de Góes Monteiro
EducaçãoPor Redação com Joseane Paulo Souza 24/08/2016 - 22h 30min Assessoria
Comentários