Santa Missa e procissão marcam o encerramento da Festa de N. Sra da Assunção em Santana do Ipanema

Religião

Por José Malta F. Neto - Jornalista MTE/AL 1740

Momento da saída da procissão

Na tarde deste domingo (21) aconteceu na Capela da Sagrada Família no bairro do monumento, em Santana do Ipanema, o encerramento da Festa de Nossa Senhora da Assunção.

O tríduo alusivo a Nossa Senhora da Assunção teve início na quinta-feira (18), com a realização de Celebrações Eucarísticas todas na Capela da Sagrada Família.

No domingo o Padre Jacyel Soares Maciel celebrou a Santa Missa e logo após aconteceu a solene procissão que percorreu algumas ruas do bairro do Monumento.

No retorno da procissão aconteceu a Benção do Santíssimo Sacramento e encerramento da festa.

Pelo quinto ano consecutivo cavaleiros vindos da cidade de Viçosa com apoio de santanenses vieram em cavalgada saído daquela cidade com destino a Santana do Ipanema. Participaram da procissão com a imagem e bandeira de Nossa Senhora da Assunção.

O santanense Mozart Brandão Barros um dos idealizadores da cavalgada conduziu uma imagem da santa, durante todo o percurso. Os cavaleiros acompanharam a procissão e no final após a benção do santíssimo conduziram o andor para o interior da capela.

Festa da Assunção de Maria

A festa da Assunção de Maria, dogma da Igreja proclamado pelo Papa Pio XII, deu origem a devoção a Nossa Senhora da Assunção, celebrada a 15 de agosto, enquanto que a festa litúrgica é celebrada no domingo imediatamente posterior a essa data. 

A Assunção de Nossa Senhora não se encontra na Sagrada Escritura, mas foi transmitida pelos cristãos oralmente e escrita por séculos.

Vários Santos Papas da Igreja e São João Damasceno referem que a \\\"dormição\\\" de Nossa Senhora (como foi chamado sua morte) foi suave e foi assistida por vários discípulo e entre eles estava São Dionísio que narrou os fatos.

Contam que os Apóstolos foram levados para Jerusalém na noite anterior ao desenlace de Nossa Senhora.

O Apóstolo São Tomé chegou 3 dias depois e pediu para ver o corpo de Nossa Senhora, quando retiraram a pedra do túmulo, o corpo já não se encontrava lá. Os Anjos retiraram seu corpo imaculado e o transportaram ao céu, pois como seu Filho ressuscitara ao terceiro dia..

Esses relatos foram encontrados nos escritos dos Santos Padres e Doutores da Igreja, dos primeiros séculos e relatados no Concílio geral de Calcedônia, em 451.

Em 1º de Novembro de 1950 pela Constituição Apostólica do Papa Pio XII ? Munificientissimum Deus ? Definição do Dogma da Assunção de Nossa Senhora em corpo e alma ao céu.
Fonte: https://saopio.wordpress.com/2009/08/14/15-de-agosto-assuno-de-nossa-senhora ? Acesso em 22/08/2016 ? 21:52

Comentários