Pe. Adalto celebra sua última missa com pároco da Paróquia de Senhora Sant´Ana

Religião

Por José Malta Fontes Neto

A celebração foi em sufrágio da alma da Irmã holandesa Leontia Berkitovt (Irmã Leoncia)



Na noite desta quarta-feira (27) na Igreja Matriz de Senhora Sant´Ana aconteceu a celebração da Santa Missa em sufrágio das almas de alguns falecidos, dentre estes a Irmã holandesa Leontia Berkitovt (Irmã Leoncia) que morreu na madrugada de sexta-feira (22) na sua terra natal.

Irmã Leoncia foi uma das irmãs franciscanas que desenvolveram um grandioso trabalho em Santana do Ipanema nas décadas de 70 e 80 com serviços sociais, médicos, financeiros, educacionais e o cuidado com os idosos.

Quem não lembra do Instituto Sagrada Família e dos Clube de Mães que prestava assistência a gestantes fornecendo enxovais e pré-natal.

Irmã Leontia voltou para holanda mas jamais perdeu o vínculo com o Brasil. Mantinha contato com Terezinha Francisca da Silva. Quando ainda lúcida, pois findou seus dias com o mal de alzheimer o que a deixou por alguns anos sem conhecimento do mundo, sempre tomava conhecimento das coisas de Santana do Ipanema através do Portal Maltanet.

No dia 30 de março de 1984 a Câmara de vereadores de Santana do Ipanema através do decreto legislativo número 07/84, de autoria do vereador Luciano Gaia Nepomuceno concedeu o título de Cidadã Honorária de nosso município junto ao a irmã Letícia.

Em 2005 voltou a nossa terra e tivemos o prazer de homenageá-lo com o troféu Maltanet. Também recebeu várias homenagens e reviveu um pouco do passado.

Lembrança com a ifotografia da irmã Leoncia foi distribuída entre os presentes.



Durante a Santa Missa o Padre Adalto destacou o trabalho feito pelas irmãs dizendo que foram elas desbravadoras que saindo das longínquas terras ainda jovens, dedicaram uma vida inteira para o nosso povo voltando as origens idosas. Disse que foi ajudado em sua jornada como seminarista e na sua ordenação recebeu beneficies da Irmã Rebeca.

Disse que as irmãs foram empreendedoras no tocante a humanização. As religiosas conjugaram o verbo amar na sua existência. Doando-se na plenitude de sua juventude ? destacou Padre Adalto.

Com um tom melancólico, já finalizando a sua última homilia como pároco de Senhora Sant´Ana o padre Adalto deixou duas frases marcantes: Amar é dizer as pessoas que amamos: Tu não morrerás jamais e a segunda de São João da Cruz: ?No final de nossa vida seremos julgados pelo Amor?.

Registramos que associados do Rotary Club de Santana do Ipanema acolhendo um pedido do seu presidente Cheops Araújo Malta participaram da Santa Missa como atividade em substituição a reunião programada para esta quarta-feira.

O padre Adalto mais uma vez recebeu muitos cumprimentos.

Comentários