SMAS de Poço das Trincheiras promove Campanha de Combate ao Preconceito e à Discriminação.

Assistência Social

Por Ana Paula Ferreira Queiroz

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Proteção Social Especial- PSE , promoveu no mês de novembro , entre outras ações, a segunda etapa da CAMPANHA DE COMBATE AO PRECONCEITO E À DISCRIMINAÇÃO. No ano de 2014 o Projeto foi desenvolvido com os alunos da rede municipal de ensino , e desta feita realizado com os participantes do SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS ? SCFV do CRAS Valdemar Pereira,
O objetivo da ação é proporcionar palestras acerca da temática, aos participantes do serviço, dando ênfase à luta contra o Preconceito Racial.

Na ocasião, trabalhamos o Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro

Quatro localidades onde funciona o SCFV puderam ter acesso às palestras ministradas pela Técnica de Referência da Proteção Social Especial , a Psicóloga Ana Paula Ferreira:
POVOADOS JACÚ e MOCÓ
POVOADO JORGE
NÚCLEO URBANO
POVOADO QUANDU

Nas atividades dos Povoados Jacu e Mocó e na unidade urbana , as palestras foram divididas em duas etapas, uma vez que contaram com a participação da Nutricionista Michaelle Aquino, da SEMAS , que apresentou aos mesmos uma atividade sobre SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL, utilizando vídeos informativos e didáticos acerca do assunto pertinente à pasta da referida profissional.
No tocante à CAMPANHA DE COMBATE AO PRECONCEITO E À DISCRIMINAÇÃO, Buscamos enfatizar a questão do preconceito racial, na tentativa de sensibilizá-los quanto à igualdade racial , uma vez que dentre todos os tipos de preconceito existentes, a discriminação racial, é sem sombra de dúvidas o maior de todos.. 

De acordo com pesquisas a nível de Brasil , existem dados que indicam um número alarmante de tipos de violência contra a raça negra, principalmente: 

17% dos alunos tratam o colega negro com indiferença
17% os agridem fisicamente
58% dos casos , existe a agressão verbal 
8% são outras formas de violência


A campanha trata do Preconceito de uma forma geral , adentrando na problemática do Bullying alertando-os a respeito das consequências desta prática na vida das pessoas que sofrem a agressão. Buscamos combater de uma forma geral todo e qualquer tipo de preconceito, preservando assim a dignidade e os direitos do cidadão, previstos na constituição. Alertamos também quanto aos locais onde devem ser realizadas denúncias relacionadas à temática.

Comentários