Filósofo e professor Mário Sérgio Cortela fala sobre educação, convivência e ética na Bienal do Livro de Alagoas

Geral

Por José Malta Fontes Neto

O professor, doutor e filósofo Mario Sérgio Cortela esteve no último domingo (22) na VII Bienal Internacional do Livro de Alagoas que está sendo realizada no Centro de Convenções Ruth Cardoso em Maceió.

Durante uma hora e 20 minutos Cortela abordou o tema que é título da sua mais recente obra literária EDUCAÇÃO, CONVIVÊNCIA E ÉTICA.

O palestrante iniciou com sua fala agradecendo a presença das 1.300 pessoas que lotaram o Teatro Gustavo Leite e as 500 que estava no lado de fora o acompanhando por um telão que teve de ser colocado rapidamente, devido aos apelos daqueles que não conseguiram entrar.

Com uma habilidade fantástica Cortela fez várias citações de pessoas importantes, mas a primeira foi exatamente do escritor alagoano Ledo Ivo: ? NA VIDA O QUE SOBRA É A OBRA, O RESTO SOSOBRA?.

Disse por diversas vezes que a ética é a estética do lado de dentro e enveredou a temática, dizendo da sua vida de paranaense e radicado a muitos anos em São Paulo. Pegou o gancho da explicação sobre a origem do nome da maior cidade do Brasil e conectou com a passagem de Saulo de Tarso, que se tornou Paulo de Tarso e fez uma citação de uma de suas cartas aos Corintios: ? Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém? (1 Coríntios 6 12).

Com essa frase o palestrante discorreu sobre outra citação que ele colocou em um dos seus livros, mas que disse veementemente que não é dele e sim de um caipira, que ele não citou o nome: ?O MUNDO QUE VAMOS DEIXAR PARA OS NOSSOS FILHOS, DEPENDE MUITO DOS FILHOS QUE VAMOS DEIXAR PARA O MUNDO?.

Falou de forma fácil de se entender da palavra decência, discorrendo sobre a sua origem latina, iniciando com o prefixo DEC, e chegando a uma palavra ORNA e com essa nova palavra em sotaque paranaense, Cortela várias vezes falou das coisas que orna e não orna, como exemplo 1.000.000,00 de dólares noma conta e alguém dizer que não é dele, mesmo sendo depositado a mais de seis meses. Isso ão orna, disse Cortela.

Outra citação interessante foi sobre o que podemos esperar do futuro. ?O FUTURO É O PASSADO EM PREPARAÇÃO.

Dentre muitos exemplos de ética e o chamamento para nossa posição diante o mundo, Cortela disse: ?O sujeito acha um nojo quando a polícia sobe o morro e o bandido solta rojão para avisas aos companheiros. O contrário disso acha normal cortar luz para os demais motoristas, quando passa por uma blitz.?

Durante a palestra Mario Sérgio Cortela foi enfático em dizer que acredita no mundo e tem esperança, não esperança do verbo esperar e sim esperançar.

Foi uma hora e meia de concentração e momentos descontração. Quando Cortela citou a passagem bíblica e falou da cidade de Corinto. Fez uma conexão com a vitória do Corinthians por 6 x 1 frente ao São Paulo e imagine como ficou o teatro. Ele disse que era Santista e torceu para o Campeão Brasileiro de 2015, pois assim seu time subia uma posição.

Em outros momentos contou várias histórias de pessoas e ruas relações com o tema EDUCAÇÃO, CONVIVÊNCIA E ÉTICA. E finalizou a palestra com duas citações. ?A tragédia não é quando um homem morre. A tragédia é o que morre dentro de um homem quando ele está vivo (inspirada pela citação de Albert Schweitzer) e a segunda ?Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim (Chico Xavier)

Comentários