Ludicidade na Educação Básica é discutida no Sexta de Educação

Educação

por Andréa Cristhina Brandão Teixeira

Nesta sexta-feira (07/03), o professor Marcos Sobral (UFAL/Campus do Sertão), esteve em Santana do Ipanema participando do projeto Sexta de Educação. Na ocasião, proferiu uma palestra sobre o tema ?Ludicidade na Educação Básica?. O projeto que iniciou no mês de julho do ano de 2013 está previsto para encerrar no dia 10 de maio próximo com a socialização de trabalhos executados pelos cursistas neste período.

Durante sua apresentação, o professor Marcos Sobral apresentou alguns teóricos que tratam do assunto abordado, realizou dinâmica entre os presentes e mostrou muitos exemplos de jogos e brincadeiras possíveis de serem utilizadas nas diversas disciplinas da Educação Básica.

Ele salientou que as disciplinas mais críticas e que exigem maior poder de concentração são justamente as que mais se prestam  ao uso da ludicidade em sala de aula.

O professor falou ainda sobre as mudanças de comportamento dos alunos em decorrência da evolução tecnológica e digital e que o desafio de fazer com que a aprendizagem aconteça é de todo professor.

Segundo o palestrante ?A educação lúdica pode ser para o professor competente um instrumento de unificação, de libertação e de transformação das reais condições em que se encontra o educando?.

Encerrou sua participação com uma citação de Mário Quintana: ? O que mata um jardim não é o abandono. O que mata o jardim é esse olhar de quem por ele passa indiferente?.

Comentários