A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu oficialmente a Campanha da Fraternidade de 2014 nesta Quarta-feira de Cinzas, dia 5 de março, em sua sede em Brasília (DF). Este ano, a campanha aborda o tema ?Fraternidade e Tráfico Humano? e o lema ?É para a liberdade que Cristo nos libertou? (Gl 5,1).
Representantes do governo e entidades da sociedade civil marcaram presença na solenidade, entre eles: o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcello Laverene Machado; e a secretária executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), pastora Romi Márcia Bencke.
O bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, presidiu a cerimônia. Segundo dom Leonardo, a Igreja inicia um ?tempo de conversão? em se tratando da Quaresma. No Brasil, a Conferência dos Bispos apresenta a Campanha da Fraternidade ?como itinerário de libertação pessoal, comunitária e social?.
Para dom Leonardo Steiner, a CF 2014 quer contribuir na identificação das práticas do tráfico humano em suas várias formas. ?O tráfico humano de hoje é, certamente, fruto da cultura que vivemos. A Campanha da Fraternidade, ao trazer à luz um verdadeiro drama humano deseja despertar a sensibilidade de todas as pessoas de boa vontade?, explicou.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, disse que o governo se une à CNBB e às demais entidades na luta contra o tráfico de pessoas. Para o ministro, o Estado deve reagir frente a essa realidade. ?É inaceitável um crime como o tráfico humano e que pessoas sejam tratadas como objetos, como escravos. Não importa a modalidade deste crime. Ele tem que ser objeto de uma reação muito forte da sociedade moderna, do Estado moderno?, disse.
Mensagem do papa
O papa Francisco enviou mensagem por ocasião da abertura da campanha no Brasil. O texto foi lido pelo secretário executivo da CF 2014, padre Luiz Carlos Dias.
De acordo com o papa, não é possível ficar impassível, sabendo que existem seres humanos tratados como mercadoria. \\\"Pense-se em adoções de criança para remoção de órgãos, em mulheres enganadas e obrigadas a prostituir-se, em trabalhadores explorados, sem direitos nem voz, etc?, disse. O papa se dirigiu aos fiéis, exortando sobre a problemática do tráfico de pessoas. ?Queridos brasileiros, tenhamos a certeza: Eu só ofendo a dignidade humana do outro, porque antes vendi a minha?, lembrou o papa.
Dignidade humana
Para a secretária executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), pastora Romi Márcia Bencke, é necessário debater a temática do tráfico humano de forma aberta e coerente. ?A Campanha da Fraternidade nos coloca um grande desafio de falar honestamente das hierarquias econômicas, sociais e culturais, que acabam legitimando esse tipo de exploração humana?, apontou a pastora.
O representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcello Laverene Machado, destacou que a OAB reconhece a CNBB como uma parceira de lutas em defesa da dignidade humana. ?A Campanha da Fraternidade vai chamar a atenção para essa grande chaga que é a opressão, o abandono, em uma sociedade estruturada sob bases injustas, visando apenas o consumismo e o capitalismo. Que cada brasileiro nesta campanha, lute pelo desaparecimento do tráfico humano?, concluiu.
DIOCESE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS
SEMINÁRIO DE ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE/2014
?Fraternidade e Tráfico humano?
?É para a Liberdade que Cristo nos Libertou? (Gl 5,1)
Local: Centro Diocesano de Pastoral Pio XII, Rua Manoel Gomes da Silva, Palmeira dos Índios
Data: 12 de março de 2014
PROGRAMAÇÃO:
08h - Chegada, credenciamento e lanche
09h - Acolhida
09h10min - Mística e apresentação dos participantes
09h40min - Pronunciamento do Bispo da Diocese de Palmeira dos Índios
10h - Painel: Os vários olhares sobre o tráfico
Tráfico de órgãos;
Tráfico de crianças e adolescentes
Trabalho escravo
Tráfico de mulheres
11h20min -Fila do povo
12h30 - Almoço
14h - Conferência sobre a Campanha da Fraternidade 2014
14h40min - Cochicho: ?O que podemos fazer para enfrentar esse problema??
15h - Socialização, debate e encaminhamentos
15h20min - Avaliação
15h40min - Lanche
16h - Celebração Eucarística
fonte: http://diocesedepalmeiradosindios.blogspot.com.br/
Tem início a Campanha da Fraternidade 2014
Religiãopor Redação com CNBB 05/03/2014 - 19h 37min Divulgação
Comentários