No período de carnaval do ano de 2014, encontrei numa rede social o seguinte pensamento que cito literalmente: ?Paz, Carnaval, Futebol. Não mata, não engorda e não faz mal...? Deixando de lado os erros gramaticais, vamos analisar a ideia que seu(sua) autor(a) quis emitir.
Certamente que o ?pai? ou a ?mãe? de tal pensamento tem dificuldade de distinguir o sentimento fruto de alguma coisa (paz) com coisas concretas (carnaval, futebol), como se tudo fosse a mesma coisa, o que não é.
Paz não é algo que alguém possa ?fazer? concretamente, como o carnaval e o futebol que são atividades promovidas nas quais se criam determinadas situações que envolvem pessoas em atividades diversas. Paz se conquista a partir da liberdade vivida sem extrapolar os limites próprios e sem invadir os alheios dentro do contexto sociocultural em que se vive. Já carnaval e futebol são atividades que podem ser programadas, executadas e que geram sentimentos diversos, não somente naqueles que estão envolvidos em tais atividades mas também na ?massa? espectadora direta (ao vivo) e indireta (mídias como TV, internet, jornais...). Esses sentimentos são sempre condicionados ao estilo de vida de cada pessoa.
Clique Aqui e veja o texto completo
(*) Pe.José Neto de França, Pároco da Paróquia de Santo Antônio de Pádua é santanense e colunista do Portal Maltanet e também editor do blog: http://www.padrejoseneto.blogspot.com.br
Colunistas: Paz, Carnaval, Futebol. Não mata, não engorda e não faz mal
Geralpor Pe. José Neto de França (*) 04/03/2014 - 11h 46min http://www.padrejoseneto.blogspot.com.br
Comentários