Atividades são realizadas em municípios alagoanos
Este mês o Programa de Educação Previdenciária (PEP) do INSS completa 13 anos, promovendo esclarecimentos à sociedade sobre as atribuições da Previdência Social, informando ao cidadão acerca de seus direitos e deveres junto à previdência. Em comemoração a essa data servidores do INSS realizam algumas atividades em diversos municípios alagoanos.
Hoje, por exemplo, a servidora Teresa Ramos, fará distribuição de material informativo e orientação sobre benefícios previdenciários, enfatizando a contribuição da dona de casa de baixa renda, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Oiteiro, na Praça Sr. do Bonfim, em Penedo.
Nesta terça-feira, 26, a atividade será na feira livre de Rio Largo, a partir das 8h, onde Rejane Basto e Ivanilza Ferreira farão distribuição de panfletos e orientam os feirantes e freqüentadores daquele espaço sobre contribuinte individual. Na quarta-feira, 27, a programação será em Limoeiro de Anadia, com palestra, orientação e distribuição de material informativo no CRAS daquele município, pela servidora Patricia Pires.
As atividades comemorativas iniciaram na semana passada, com orientação a população de Arapiraca; a visita a apicultores, em União dos Palmares; palestra sobre benefícios para os idosos, em Porto Real do Colégio e, para os trabalhadores rurais, em Igreja Nova
Nesses 13 anos, o PEP já promoveu mais de 65 mil ações em todo o Brasil, abrangendo 8,9 milhões. Só em 2012 foram contabilizadas 6.862 ações realizadas pelo PEP. Em Alagoas, apenas em 2012, o INSS registrou 298 ações, onde 16.592 pessoas foram beneficiadas. No primeiro mês de 2013 já foram realizadas 30 ações atingindo 1.303 pessoas.
A Educação Previdenciária atua em diversos segmentos sociais, a exemplo de atividades já realizadas em igrejas, tribos indígenas, escolas, prisões, universidades, sindicatos, empresas, centros de referências e lugares públicos. Além disso são ofertados cursos, seminários e palestras.
Educação - O objetivo da educação previdenciária é fazer a interlocução do INSS com os cidadãos, levando informações e garantindo o acesso aos direitos previdenciários e também formando disseminadores dessas informações que atuam em seus locais de trabalho, sindicatos, associações, entre outros, transmitindo o conhecimento adquirido.
A preocupação do INSS com a educação levou o Instituto a criar o Centro de Formação e Aperfeiçoamento do INSS (CFAI), em 2011, voltado para a educação e capacitação dos servidores e dos cidadãos. O CFAI unificou a educação continuada que visa a formação e o aperfeiçoamento dos servidores e o Programa de Educação Previdenciária.
Programa de Educação do INSS completa 13 anos de atuação
Geralpor Comunicação Social do INSS/AL 25/02/2013 - 23h 30min Ilustração
Comentários