38 municípios do semiárido alagoano reúnem-se em Arapiraca na próxima semana
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), realizará em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) uma reunião com prefeitos de 38 municípios do semiárido alagoano para traçar ações do Programa Água Doce (PAD). O objetivo é apresentar o convênio para os gestores e assinar o decreto criando o Núcleo Estadual do Programa. O evento contará com oficinas e capacitações para os técnicos envolvidos no PAD.
O Governo do Estado por intermédio da Semarh, assinou o segundo convênio com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), para implantação de 101 sistemas de dessalinização de água nos 38 municípios selecionados. Índices como o IDH e a Pluviometria serão analisados entre 303 comunidades para selecionar as que têm maior necessidade do Programa, que já está em Alagoas, fornecendo água para 24 comunidades e com 3 Unidades Demonstrativas.
No evento ocorrerão oficinas de capacitação para os técnicos selecionados pelos municípios contemplados. Eles serão responsáveis por apoiar e acompanhar a execução do convênio junto às comunidades selecionadas em seus municípios. A programação consta de apresentação do Programa Água Doce; metodologia para realização do diagnóstico socioambiental e técnico do PAD; componentes de mobilização social e sustentabilidade ambiental, além de trabalho de trabalho de campo com a aplicação da metodologia na comunidade Sitio Mateus, no município de Girau de Ponciano/AL.
A reunião contará com a presença do Governador Teotônio Vilela Filho, do Coordenador Nacional do MMA Henrique Viegas, do Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Napoleão Casado e de representantes dos municípios de Pariconha, Canapi, Senador Rui Palmeira, Monteirópolis, Dois Riachos, Inhapi, Carneiros, Poço das Trincheiras, São José da Tapera, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Cacimbinhas, Água Branca, Major Isidoro, Olho d'Água do Casado, Ouro Branco, Olivença, Mata Grande, Estrela de Alagoas, Olho d'Água das Flores, Pão de Açúcar, Maravilha, Batalha, Palestina, Jacaré dos Homens, Minador do Negrão, Piranhas, Palmeira dos Índios, Quebrangulo, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano, Craíbas, Igaci, Jaramataia, Traipu, Belo Monte, Arapiraca e Coité do Nóia.
O Núcleo Estadual do PAD é liderado pela Semarh e conta com a presença do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Secretaria do Estado do Desenvolvimento Social (Seades), Departamento Nacional de Combate à Seca (Dnocs), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Universidade do Estado de Alagoas (Uneal) e Companhia de Saneamento Básico de Alagoas (Casal), que também participarão da Reunião Estadual.
O evento ocorre entre os dias 26 e 28 de fevereiro, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Arapiraca.
Comentários