Círculo luminoso em torno sol foi registado por moradores do interior. Halo é causado por cristais de gelo refletidos no sol, diz meteorologista.
Um grande círculo luminoso que se formou em torno do sol na tarde deste domingo (17) chamou a atenção de dezenas de moradores no interior de Alagoas. As reações, que variavam entre medo e admiração pelo fenômeno natural, provocaram discussões nas rodas de amigos e em redes sociais.
No município de São José da Tapera, alto Sertão alagoano, o estudante João Flávio Fontes Almeida também viu o círculo em volta do sol. "Estava na piscina de casa com outras 20 pessoas e fiquei surpreso com aquilo. Nunca tinha visto, mas é algo bonito de se ver", contou. "Vários amigos meus da cidade tiraram foto e compartilharam nas redes sociais", completou.
Em Major Izidoro o fenômeno foi registrado pelo Pe. José Neto de França que postou algumas imagens no seu facebook.
Em Santana do Ipanema também registraram o fenômeno o diretor do Portal Maltanet José Malta Fontes Neto e a fisioterapeuta Joane Tavares.
Halo solar é causado por nuvens
O fenômeno chama-se halo solar, segundo o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Emanuel Teixeira.
De acordo com Teixeira, o fenômeno é causado por gotículas de gelo, em formato de cristais, que quando desprendem das nuvens são refletidas pela luminosidade do sol.
"Esses cristais de gelo são comuns em nuvens do tipo cirrus, que por se formarem na alta atmosfera acabam formando essas gotículas geladas", contou.
Segundo o meteorologista, o fenômeno não oferece risco à saúde do homem. "O halo solar é inofensivo e pode acontecer em qualquer estação do ano. Não consegui ver o fenômeno aqui na capital porque possui muita nebulosidade". disse.
O halo solar também foi visto em cidades do estado de Pernambuco.
Comentários