Prêmio Expressão Alagoana: estudante alagoano é ouro em Matemática

Geral

Ronaldo Lima

Indiana Jhones, estudante da Escola Estadual Djalma Siqueira (Coruripe), é destaque na Olimpíada Brasileira
Prêmio Expressão Alagoana: estudante alagoano é ouro em Matemática

Ronaldo Lima

A paixão do estudante do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Djalma Siqueira Indiana Jhones é a matemática. Ele contabiliza três medalhas de bronze (2009 e 2010) e uma de ouro (2012) na Olimpíada Brasileira de Matemática.

Para se tornar campeão brasileiro de matemática, o alagoano Indiana Jhones enfrentou, na prova final, com duração de três horas e meia, cerca de 100 mil alunos da rede pública de ensino de todo o País. O evento tem como propósito estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Indiana Jhones é um aluno extraordinário na disciplina com que a maioria dos alunos não tem muita afinidade: a matemática. ?Sempre tive facilidade em assimilar as aulas de matemática. É minha paixão?, descreve o adolescente.

O ano de 2012 foi especial para o estudante. Ele foi contemplado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) com bolsa de Iniciação Científica; ganhou um notebook com linha de internet e um contrato da prefeitura de Coruripe, onde trabalha como monitor para alunos do Ensino Fundamental, na disciplina de matemática, recebendo um salário mínimo.

O estudante recebeu uma placa do Governo de Alagoas, em reconhecimento pela conquista, e ganhou um computador e bolsa integral de curso profissionalizante no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Alagoas.

Jhones explica que com o salário que recebe da prefeitura, ajuda com as despesas da casa e contribui com a renda da família. Durante a semana, ele ensina matemática pela manhã e à tarde, e estuda à noite. ?Para mim, está sendo uma experiência gratificante, já que tem contribuído no aspecto financeiro e, sobretudo, na formação profissional?, comemora.

Além de estudante, ele tem outra missão na Escola Municipal General Góis Monteiro: ensinar seus ex-colegas. ?Tenho dificuldade em manter a disciplina na sala, já que muitos dos alunos são meus ex-colegas de escola e de turma?, confessa. Mas defende que com disciplina, qualquer pessoa pode ter um bom desempenho em matemática.

Indiana Jhones se prepara agora para a Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) de 2013, prevista para começar em junho. Ele diz que o grande desafio da Olimpíada é a segunda fase. ?Essa etapa exige do aluno concentração nos cálculos, na lógica e na interpretação?, afirma Indiana Jhones, confiante que trará mais uma medalha para Alagoas e para sua coleção.

Comentários