Canal do Sertão começa a abastecer caminhões-pipa

Geral

por Fernanda Café ASCOM/Semarh

Acessos de Água Branca e Delmiro Gouveia desafogam pontos de abastecimento da Casal

Os dois primeiros pontos de abastecimento do Canal do Sertão começaram a funcionar na manhã desta quinta-feira (31). A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), instalou as duas primeiras motobombas nos municípios de Água Branca e Delmiro Gouveia, facilitando o acesso de caminhões-pipa desses municípios, além de Inhapi, Canapi, Pariconha, Mata Grande, Olho D?Água do Casado, que já começaram a enviar os veículos para o abastecimento.

Caminhões que se deslocavam cerca de 40km até o ponto de acesso mais próximo diminuirão esse trajeto consideravelmente, elevando o número de viagens de duas por dia para até oito. Pequenos agricultores e produtores rurais que estejam próximos dos pontos também poderão se beneficiar da água do Canal com carros-de-boi ou individualmente.

A Semarh já mapeou cerca de 20 pontos de acesso nos primeiros 65km do Canal, entre locais que precisarão de motobomba, ou serão abastecidos por cisternas e através de gravidade. A equipe da Secretaria também irá avaliar as demandas levantadas pelos movimentos sociais durante os seminários realizados nesta quarta e quinta-feira, envolvendo comunidades de todo o Alto Sertão alagoano para a criação de pontos de acesso nos assentamentos e povoados.

Comentários