Desenvolvimento do Sertão do Nortes foi o tema abordado
Aconteceu na noite da última quarta-feira (23), no auditório da Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema um encontro entre universitários da Universidade Federal de Alagoas, polo de Santana do Ipanema e a santanense Professora Doutora Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros.
Esse encontro marcou o inicio das das aulas do período 01/2013 e foi coordenado pelo Prof. MSc. Ricardo da Silva ? Diretor Geral. Registramos também as presenças dos professores: MSc. Gabriel Soares Bádue ? Diretor Acadêmico e MSc. Acurcio Castelo David ? Coordenador Geral Unidade Santana do Ipanema.
Com uma visão antropológica a Professora Dra. Luitgarde Barros proferiu a palestra para os universitários destacando a importância da universidade na produção do saber. Discorreu sobre a sua vida estudantil e principalmente nas lutas que travou em prol das classe dominadas.
Logo de inicio a palestrante destacou a importância da estrutura física da universidade, uma vez que na apresentação o professor que a apresentou foi enfático quando afirmou que o polo da UFAL de Santana do Ipanema não tem ainda sua sede própria, mas as lutas são intensas para que esse objetivo seja alcançado em breve.
Teceu considerações sobre o nosso sertão e as mudanças proporcionadas pelo homem no afã do desenvolvimento o que causou certa destruição como foi o caso da substituição da palma forrageira, uma planta xerófila e típica do semiárido, pela algaroba, planta importada da índia e que não tem a mesma capacidade alimentar do que a nossa palma.
Outro importante assunto abordado foi o papel dos cursos, hoje presentes no polo de Santana do Ipanema, ciências contábeis e economia, não como na forma comum, mas com uma reflexão importante: ?Vocês precisam fazer duas perguntas Para que? e Para quem? Ai sim vocês usaram os conteúdos de forma correta: proporcionar bem estar ao povo e ao lugar onde vivem.
Depois da palestra a Professora Dra. Luitgarde Barros respondeu a questionamentos dos universitários e professores presentes.
Comentários