Desembargador Orlando Manso se reuniu com juízes eleitorais no interior; em Joaquim Gomes, eleitor não pode circular de moto no próximo sábado
Em ofícios encaminhados nessa quarta-feira (03) à ministra Carmén Lúcia Antunes Rocha, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), desembargador Orlando Manso, solicitou uma nova apreciação dos processos que tratam sobre o envio de tropas federais para os municípios de União dos Palmares e Rio Largo.
Os pedidos para ambas as cidades foram julgados na última terça-feira (02) e indeferidos, por maioria de votos, pelos ministros integrantes do TSE. De acordo com o presidente do TRE, as condições de acirramento progressivo na disputa pelo cargo majoritário nos últimos dias justificariam a reapreciação dos processos.
?Defronta-se situação que desborda os lindes do usual e do tolerável, situação que foi, inclusive, objeto de constatação pessoal desse interlocutor [Orlando Manso] em recente visita, instante em que colhi do juiz eleitoral a salutar necessidade de ver, ali e sob seus auspícios, a excepcional e sempre determinante atuação de homens do Exército Brasileiro em defesa da lei e da ordem?, disse o presidente do TRE no documento, referindo-se ao município de União dos Palmares.
Sobre Rio Largo, Orlando Manso narrou no documento o relato chocante ouvido da juíza eleitoral Luciana Cavalcanti de Mello Sampaio, dando conta da delicada situação vivenciada no município.
?Merece atenção não apenas a extensão deste juízo eleitoral, mas também a situação política local sempre de extremo acirramento e, por fim, o contexto social e político, em decorrência de recente prisão cautelar do prefeito e de pelo menos sete vereadores que, já em liberdade, pugnam pela renovação dos mandatos?, contextualizou o presidente do TRE.
Reunião com juízes eleitorais
Além de Rio Largo, Orlando Manso também visitou, na manhã dessa quarta-feira, a cidade de Fleixeiras - onde o clima é considerado tranquilo -, reunindo-se com os juízes eleitorais a poucos dias do pleito. Acompanhado do corregedor regional eleitoral, Ivan Brito, e do diretor-geral do TRE, Marcondes Grace, Orlando Manso encontrou-se, em Flexeiras, com os juízes Gilvan Santana e Carlos Eduardo Mendonça, que conduzirão o pleito na 53ª Zona Eleitoral.
De acordo com o juiz Gilvan Santana, responsável pela eleição no município de Joaquim Gomes, os ânimos dos candidatos e partidários se acalmaram após a publicação da portaria suspendendo atos de campanha eleitoral no município, como carreatas e comícios.
?A cidade está calma depois que publicamos a portaria suspendendo a campanha. Nosso maior temor, nesse momento, é em relação ao que vai acontecer no dia do pleito, onde atuaremos focados em coibir a compra de votos?, relatou o magistrado.
Delegados e agentes da Polícia Federal que atuarão na região da Zona da Mata alagoana até o dia da eleição também participaram da reunião. O juiz Gilvan Santana ainda comunicou ao presidente do TRE que proibirá a circulação de motos no próximo sábado (06), véspera das eleições, após as 17hs, enquanto a população só poderá portar a máxima quantia de R$ 500.
?Com tais medidas, objetivamos diminuir ou até eliminar a compra de votos, pois, já temos notícia fr que grande quantidade de dinheiro está chegando ao município para ser distribuído com os eleitores?, argumentou o juiz eleitoral.
TRE-AL pede ao TSE que reconsidere envio de força federal para duas cidades
Eleições 2012por Gazetaweb, com assessoria 04/10/2012 - 09h 10min Assessoria
Comentários