Alagoas tem 30 mil cotas para o ano agrícola 2012-2013 e inscrições já começaram
Ascom Seagri
Gestores e técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e da Emater/AL se reúnem na próxima quarta-feira (10), em Olho D?Água das Flores, com secretários municipais de Agricultura, representantes de Sindicatos de Trabalhadores Rurais e de Conselhos Municipais de Desenvolvimento da Agricultura Familiar para discutir a inscrição de agricultores no Garantia Safra.
A reunião será no auditório da Algodoeira, a partir das 8h30, e vai reunir representantes dos municípios atendidos pelo programa no Sertão, Bacia Leiteira e Agreste. Para o ano agrícola 2012-2013, as inscrições já começaram e Alagoas tem 30 mil cotas. O seguro cobre as culturas de mandioca, feijão, arroz, mandioca e milho, desde que haja perda igual ou superior a 50% da plantação, provocada por seca ou excesso de chuva, após comprovação por meio de laudo.
Para se inscrever, o agricultor deve possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento que comprava sua condição de produtor familiar, e procurar os escritórios regionais e locais da Emater. ?É um dos programas que garantem ao agricultor uma renda em caso de perda da plantação. O ideal é que ele consiga produzir alimento, comercializar sua produção, mas, em situações adversas, é importante ele estar protegido pelo seguro?, comentou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.
Após o período de inscrição, que segue até fevereiro de 2013, os agricultores devem fazer o pagamento de um boleto para garantir a adesão ao programa, no valor de R$ 9,50, equivalente a 1,25% do valor que o agricultor poderá receber, que é de R$ 760. Produtores de 38 municípios podem se inscrever no Garantia Safra.
Comentários