Juiz Eleitoral participa da reunião do Rotary Club de Santana do Ipanema

Eleições 2012

por José Malta Neto

O Dr. Durval Mendonça Júnior, Juiz da 19ª Zona Eleitoral, participou da reunião ordinária do Rotary Club de Santana do Ipanema desta segunda-feira (24).

A participação do M.M. Juiz Eleitoral fez parte da intenção do Rotary Club de ouvir todos os envolvidos no processo eleitoral de 2012.

A palestra do Dr. Durval foi iniciada com a recepção do M.M. Pelo diretor de protocolo César Vital Aquino Barros que além de apresentar o tema central falou sobre a preocupação do clube quanto a questão dos correios em manter os usuários no lado de fora para garantir a segurança. O rotariano José Arrais Onofre falou da sua preocupação também com segurança e relatou fato acontecido no Bradesco exatamente nesta data.

Durante a sua explanação, Dr. Durval apresentou o seu apreço ao Rotary Club no tocante a participação efetiva na sociedade e o respeito dos seus integrantes.

Quanto ao processo eleitoral destacou o avanço do Brasil com o sistema de voto eletrônico, com ênfase também para o estado de Alagoas que está com o sistema de identificação biométrica.

O juiz destacou que a preocupação da Justiça Eleitoral não está no sistema de votação e o que acontecerá no dia da eleição no interior das mesas receptoras de votos, mas sim no processo que antecede esse dia. Deu ênfase também na vigilância para coibir a utilização de recursos financeiros para compra de votos, transporte dos eleitores e atuação efetiva da policia militar nesses processos. Disse que a justiça ainda precisa de ações mais efetivas nesses aspectos.

Com sua experiência em vários processo eleitorais Dr. Durval disse que na véspera da eleição não dorme. Acompanhado da policia militar faz várias diligências visando conter as tradicionais visitas de candidatos a residências dos eleitores altas horas.

Dr. Durval deu sua opinião sobre os temas de segurança e recomendou que a sociedade santanense se organize e faça representações junto aos órgãos competentes para as devidas providências. Quando a questão dos correios, Dr. Durval acredita que possivelmente é ilegão essa atitude.

Finalizando, agradeceu o convite do Rotary Club e parabenizou a iniciativa da instituição que ele já fez parte quando residia em Maceió.

Comentários