Assistimos a magia/ De quem canta de improviso/ E de quem usa o seu juízo/ Pra transmitir poesia/ Ouvimos filosofia/ Em tom muito estridente/ Versos voam da mente/ De quem canta achado graça/ Hoje ouvimos na praça/ Dois poetas no repente.
Assim começo esta matéria, de forma descomprometida e com licença poética. Aconteceu neste sábado (15), na Praça Dr. Adelson Isaac de Miranda em Santana do Ipanema, uma noite de Cantoria com os repentistas Zenilde Batista e Rafael Neto.
O evento contou com a presença da Prefeita Drª Renilde Bulhões, Vera Malta Secretária de Cultura, José Malta Jornalista, além do prestigio do publico. Drª Renilde Bulhões foi convidada a abrir o evento e falou sobre a importância de promover eventos como estes que resgatam a cultura "Como é bonito, como é belo. A arte de ser repentista não é fácil, você escutar coordenar e falar tudo isso em um curto espaço de tempo". E concluiu " Fico feliz, e quero participar das oficinas para aprender sobre o repente".
A noite contou também com Lançamento do livro " NÃO SOU POETA MATUTO, SOU CIENTISTA DAS RIMAS" do Poeta, Repentista, Cordelista e Escritor Rafael Neto. O jornalista José Malta apresentou o livro aos presentes e de forma irreverente aguçou o desejo a leitura. Segundo Rafael a ideia do livro surgiu da necessidade de imortalizar seu nome, sua obra "Agradeço a Deus por me agraciar com este dom. Para muitos o matuto vive na treva da ignorância e o cientista é uma pessoa iluminada que sempre tá estudando, pesquisando dai quis mostrar que não vivo na ignorância, eu estudo eu pesquiso e vivo atrás do conhecimento". E ressaltou "Meu pai hoje se orgulha e diz a todos meu filho é um poeta. Eu sou um cigano porque poesia não tem nacionalidade a poesia é do povo e para o povo"
Rafael Neto nasceu em Aracaju - Sergipe, de família simples seu pai era agricultor e sua mãe dona de casa. Aos 8 anos começou a escrever cordéis quando fez uma redação toda em prosa na escola que estudava, ficando em segundo lugar. Rafael nasceu em lar poético seu avo era escritor, poeta cordelista e cantador repentista conhecido como o Poeta de Cristo, foi sua grande fonte de conhecimento. A partir dai não parou mais, participou de vários concursos e morou em diversas cidades do nordeste brasileiro entre elas Paulo Afonso-BA, Piranhas-Alagoas e Petrolina - Pernambuco. Começou a cantar repente com 15 anos de idade, e hoje aos 20, já tem uma vasto currículo como; 65 cordéis publicados, dois pela maior editora de cordel do pais, um livro com edição esgotada com cerca de 400 exemplares vendidos, palestras em várias escolas e sem contar as apresentações por cidades nordestinas.
A Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, Portal Maltanet e SWA Instituto patrocinaram este evento.
Comentários