Agricultores vão receber 50 mil raquetes de palma imune para prevenir praga

Agricultura

por Diego Barros - ASCOM-SEAGRI

Mudas de palma imune serão distribuídas pela Seagri aos agricultores de Alagoas

Material oriundo de pesquisa da Seagri será distribuído pela Adeal em cerca de 20 municípios


Começa na próxima segunda-feira (17) a distribuição de 50 mil raquetes de palma do tipo Miúda para agricultores de cerca de 20 municípios do Médio e do Alto Sertão de Alagoas onde foram identificados focos da cochonilha do carmin, uma praga que atinge os palmais.

A variedade que será distribuída é imune à praga e foi trabalhada pela Diretoria de Pesquisa da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), na Estação Experimental de Santana do Ipanema. A partir de agora, esse trabalho será conduzido pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater).

O repasse das raquetes ? ou mudas ? de palma será feito pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), que identificou os locais onde existe a praga. Cada agricultor já cadastrado deve receber cerca de 500 raquetes. ?O objetivo é que ele faça a multiplicação desse material em sua propriedade e aos poucos faça a substituição da área plantada?, explicou o pesquisador e engenheiro agrônomo Fernando Gomes.

?Mesmo a palma infectada pode ser servida aos animais, não há problema. O maior prejuízo é em relação ao desenvolvimento e produtividade da planta, ou seja, a cochonilha danifica a palma e o agricultor não vai obter uma produção suficiente para seus animais?, detalhou o pesquisador.

?Essa iniciativa é importante para garantir a produção de leite do Médio e do Alto Sertão e, assim, garantir renda para milhares de famílias, tendo em vista que a palma forrageira é a base da alimentação do gado?, frisou o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior. ?Temos como determinação do governador Teotonio Vilela apoiar a atividade leiteira, que é uma vocação de Alagoas, por isso trabalhamos em parceria com a Adeal e a Emater e executamos outros programas, como o Alagoas Mais Leite?, reforçou Marinho.

Outro repasse

De acordo com o técnico agrícola e pesquisador Cícero Fernandes Brito, em 2011 a Seagri fez o repasse de cerca de 2 mil raquetes de outra variedade de palma resistente à cochonilha, conhecida como palma Alagoas. Além da Estação Experimental de Pesquisa de Santana do Ipanema, a palma Miúda é cultivada no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha. Nos dois locais, também há trabalhos com o sorgo forrageiro, que serve de alimentação para o gado de leite.

Comentários