Foram constatadas ligações clandestinas e outras irregularidades ao longo da adutora
Operação-surpresa de fiscalização realizada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), com apoio do Ministério Público Estadual (MPE) e da Polícia Militar, constatou, nesta quarta-feira (22), que a maioria das ligações rurais vistoriadas em Major Isidoro e Batalha, na região da Bacia Leiteira, possui irregularidades, que vão de hidrômetros quebrados a ligações clandestinas para abastecimento de carros-pipa.
?Como essa ligação clandestina era feita diretamente na adutora que abastece o município de Cacimbinhas, a população da cidade estava sendo prejudicada porque não havia pressão suficiente da água?, explicou o gerente da Unidade de Negócio (UN) Bacia Leiteira da Casal, Ericksson Dantas.
No Sítio Buracão, também em Major Isidoro, foram constadas duas irregularidades: fraude no hidrômetro, que estava na posição invertida, e um desvio na adutora para abastecer a sede da propriedade e um reservatório que servia para abastecer carros-pipa, conforme ficou constatado depois que os técnicos da companhia inspecionaram o local.
Na Fazenda Gravatá, em Batalha, cuja ligação constava como cortada no sistema comercial da Casal, foi encontrada uma ligação clandestina oriunda da estação elevatória que abastece o município de Jaramataia. A água desviada era usada para encher um reservatório com capacidade de cerca de 50 mil litros, além de 10 casas situadas na propriedade. ?A água do reservatório também servia aos animais da fazenda, que pertence a um grande produtor rural?, salientou o gerente da unidade.
Medidas ? À proporção que encontravam as irregularidades, os técnicos da Casal corrigiam os problemas, autuavam os proprietários e entregavam a eles uma cópia do Termo de Constatação, dando um prazo de 72h para que comparecessem ao escritório da empresa a fim de resolver as pendências. Todos eles poderão responder judicialmente pelas ilegalidades, além do pagamento de multas.
Participaram da operação o promotor de Justiça de Major Isidoro, Hamilton Carneiro Júnior, policiais militares do Comando de Policiamento de Área de Santana do Ipanema, um advogado do escritório jurídico que presta serviços à Casal, além de técnicos das áreas operacional e comercial das Unidades de Negócio Sertão e Bacia Leiteira da empresa.
Comentários