Secretário Eduardo Setton participou, quarta-feira (15), do painel "Redes avançadas, o desafio de implantação e sustentação?
Gestores de todo o País discutem, de 14 a 16 de agosto, o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no desenvolvimento da educação e da pesquisa no Brasil. Alagoas é representado pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, que, no dia 15, participou do painel "Redes avançadas, o desafio de implantação e sustentação?. O evento acontece em Brasília e é uma iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
A intenção dos organizadores é reservar um espaço para diálogo sobre o projeto, implantação e gestão de infraestrutura de redes, destacando o papel das universidades, da academia e na difusão de conhecimento para a inclusão digital no País. Ainda há a missão de mobilizar para o apoio da comunidade de redes ao Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), com desdobramentos que propiciem o desenvolvimento tecnológico nacional em conjunto com a política de inclusão digital brasileira.
O secretário Eduardo Setton, presente no Fórum como vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), afirmou que na primeira fase a RNP construiu em todo país as redes nas capitais, porém, apresentou a demanda dos estados para implantação das redes no interior. ?Em Maceió, está sendo implantada neste momento à Rede COMEP com 19 km de fibra e o Governo do Estado de Alagoas com o processo do videomonitoramento está implantando sua infraestrutura própria de fibra de 125 km que poderá atender não só ao videomonitoramento, mas ao Estado de Alagoas e às instituições de ensino e pesquisa?, destacou Setton.
No final do dia de programação, segundo o secretário, a RNP se mostrou interessada em fazer uma parceria com Alagoas para a construção de uma Rede Estadual levando internet de alta velocidade para o interior do estado. ?O Governo do Estado foi parabenizado pela iniciativa de implantação de uma infraestrutura de fibra própria na cidade de Maceió. Nosso 'videomonitoramento' vai muito além das câmeras e muito além do atendimento apenas à segurança pública. Está sendo implantado como um projeto estratégico para o Estado. É o Governo do Estado trabalhando pela Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação como ferramenta para o nosso desenvolvimento social e econômico?, finalizou o secretário Eduardo Setton.
Além do secretário Eduardo Setton, participaram do debate neste painel Lygia Pupatto (Ministério das Comunicações), Caio Bonilha (Telebras), Fernando Carvalho (Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará). A atividade foi coordenada por Eduardo Grizendi (RNP).
Comentários