Alagoas já possui um dos mais modernos exames de ecocardiografia da atualidade. Trata-se do ?strain? do miocárdio, exame complementar ao ecocardiograma cujo principal mérito é identificar pequenas lesões no músculo do coração que passariam despercebidas pelo exame convencional.
Detalhes sobre o exame foram apresentados pelo cardiologista e eco-cadiografista da Santa Casa de Maceió, Carlos Macias, em entrevista à equipe do projeto Momento Saúde. O projeto disponibiliza no portal da Santa Casa de Maceió uma série de videoreportagens sobre saúde, qualidade de vida, novos exames, tratamentos e tecnologia aplicada à medicina.
"Muito se tem falado em morte súbita, principalmente em esportes de alto desempenho como o futebol. O infarto do miocárdio pode atingir até mesmo desportistas que passam regularmente por exames médicos. Isso ocorre porque os exames tradicionais nem sempre conseguem identificar tais lesões. Daí, a importância de se investir em técnicas como o Strain do miocárdio", afirmou o cardiologista e ecocardiografista Carlos Macias.
Graças ao trabalho de pesquisa de Carlos Macias, a Santa Casa de Maceió tornou-se o primeiro complexo hospitalar de Alagoas a utilizar o Strain do miocárdio. O exame vem sendo realizado em casos específicos e com indicação médica, porém apenas para particulares, já que ainda não é coberto por convênios ou pelo Sistema Único de Saúde.
Reportagem do projeto Momento Saúde apresenta o moderno exame "strain" do miocárdio
Saúdepor Theodomiro Jr. - ASCOM - Santa Casa 17/08/2012 - 14h 10min Assessoria
Comentários