Em Santana do Ipanema estudos buscam trabalhar plantio de girassóis

Agricultura

por ASCOM/PMSI - com pesquisa wikipédia


Em Santana do Ipanema estudos buscam trabalhar plantio de girassóis
A prefeitura de Santana do Ipanema está apoiando uma iniciativa da Universidade Federal de Alagoas ? UFAL, através do seu programa de extensão e pós-graduação Lato Senso em Gestão Ambiental que está trabalhando o plantio de girassóis e pesquisando solo e viabilidade de exploração da extração do óleo comestível da planta que tem valor comercial na sua industrialização.
O projeto está sendo acompanhado pelo Professor Dr. José Gomes Chaves, e alunas na pós-graduação pela Universidade. Além da estrutura instalada na localidade de sementeira - zona rural da cidade o professor criou uma verdadeira estação meteorológica que servirá para avaliações sobre as variações e mudança no clima. A prefeita Drª Renilde Silva Bulhões, esteve in loco e pode constatar o investimento da pesquisa e disse que está torcendo para que todo o processo dos estudos possa frutificar em possibilidades de geração de renda para os santanenses.

SAIBA MAIS SOBRE A PLANTA:

Os girassóis são plantas originárias da América do Sul cultivada pelos povos indígenas para alimentação, foram domesticadas por volta do ano 1000 a.C..[3] Um fóssil belissimamente preservado de uma flor de 50 milhões de anos atrás, parente ancestral do girassol e da margarida, foi encontrado na Argentina e sugere que essas plantas podem ter florescido pela primeira vez na América do Sul, disseram cientistas.
Fósseis da família Asteraceae, ou aster, são difíceis de serem encontrados e a maioria é formada apenas por grãos de pólen. No entanto, cientistas argentinos encontraram um fóssil com duas inflorescências primitivas que apresentavam algumas características da família aster. A botânica Liliana Katinas disse à Reuters na quinta-feira que pesquisadores vêm tentando determinar o lugar de origem da família.

Um fóssil encontrado em 2002 na região da Patagônia argentina sugeriu que as flores evoluíram primeiramente na América do Sul. "Se alguém fosse dizer onde está a origem dessa família, eu diria que está na América do Sul... na Patagônia", disse Katinas. A cientista trabalha no Conselho Nacional para Pesquisa Científica e Técnica da Argentina e faz parte da equipe que vem estudando o fóssil nos últimos dois anos. "Nós encontramos uma inflorescência cujo pólen -- depois da análise de especialistas do grupo -- está na base da árvore evolutiva. E onde encontramos ela? Encontramos na Patagônia, na América do Sul", disse. Os cientistas divulgaram os resultados de suas pesquisas nesta semana em um artigo da revista "Science".
Francisco Pizarro encontrou diversos objetos incas e imagens moldadas em ouro que fazem referência aos girassóis como seu deus do Sol.

O Girassol recebe esse nome porque sua flor acompanha a trajetória do sol, do nascente ao poente.

Comentários