Escritores santanenses homenageados na Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Cultura

Prof. Dr. José Marques de Melo

Na próxima sexta-feira, dia 21 de outubro, às 19 horas, será inaugurada e aberta ao público, até o 31 deste mês, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió, a V Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Promovido pela Editora da Universidade Federal de Alagoas, esse evento vem adquirindo notoriedade no calendário cultural brasileiro pelo impacto causado na população jovem do nosso Estado, incentivando o hábito de leitura, mas também pela qualidade das obras literárias e científicas apresentadas por escritores alagoanos.

Nesta edição da Bienal, pelo menos meia centena dos livros lançados por iniciativa da EDUFAL foram escritos por alagoanos nativos ou provindos de outras partes do país, mas aculturados no território caeté. Como a UFAL comemora em 2011 seus 50 de luta, a diretora da EDUFAL, Sheila Maluf, quis homenagear a instituição, promovendo o lançamento de 50 novos títulos.

Foram convidados a fazer palestras, participar de colóquios, lançar livros, vários intelectuais residentes no sudeste. Dentre eles, destacam-se 2 santanenses internacionalmente conhecidos ? a antropóloga Luidgarde Oliveira Cavalcante Barros e o comunicólogo José Marques de Melo.

Além de escolhidos como patronos das salas de debates da Bienal, os intelectuais santanenses vão lançar novos livros. Luitgarde apresenta o estudo histórico Nelson Werneck Sodré um perfil intelectual (Edufal), enfocando seu papel como historiador da imprensa. Por sua vez, o professor Marques de Melo vai autografar seu novo livro Metamorfose da comunicação no século XXI, publicado pela INTERCOM.

Os dois intelectuais batizados na matriz de Senhora Santana e abençoados pelo Padre Francisco Correia esperam o comparecimento dos santanenses nos atos de apresentação de suas novas criações literárias.

Comentários